Teste de Velocidade de Internet – Como fazer Online de Graça

A internet é hoje um dos serviços considerados essenciais no dia a dia das pessoas. Ainda mais quando passamos mais tempo em casa, estar online é estar conectado com familiares, amigos e, até mesmo, com questões de trabalho. O problema acontece quando a conexão está lenta. Quando você percebe que a navegação está ruim, a primeira coisa que deve fazer é um teste de velocidade de internet.

O teste irá apontar se a sua conexão está com algum problema ou lentidão. Por exemplo, você pode ter contratado um pacote de 100 megas, mas a velocidade que chega até o seu computador é bem menos do que isso – o que deixará a sua conexão ruim.

Mas como fazer para medir minha internet? Há muitas ferramentas que podem ajudar nessa hora. É um processo muito tranquilo de se fazer, com apenas alguns cliques. E não precisa ser realizado apenas quando a sua internet apresentar lentidão. É recomendável que você faça a medição com frequência para constatar a normalidade do serviço.

Onde fazer o teste de Velocidade de Internet

Um dos canais mais usados para realizar o teste rápido da conexão é o Speed Test. Ele oferece serviço gratuito, online e muito simples de usar. Uma das vantagens dessa página é que você poderá ver os últimos resultados pesquisados e filtrar por data, por Ping, por download, por upload, por distância, por localização e até mesmo por provedor.

Existem ainda outras páginas que também realizam o teste de velocidade, como o fast.com e o velocidade ideal. Porém, neste artigo vamos focar no Speed Test, que realiza a medição para todos os provedores e mais detalhadamente. 

Caso prefira, você também pode baixar o aplicativo do Speed Test no seu celular para testar a internet que chega até ele. O app está disponível para iOS e Android.

Informação: Ping, Download e Upload

Antes de medir a velocidade da sua Internet, é importante que você entenda alguns conceitos que irão te ajudar a analisar os resultados do teste.

Ping

O PING é o tempo de reação da sua conexão. Podemos defini-lo como o tempo que entre um pedido e uma resposta, ou seja, você clica em um botão (pedido), quanto tempo demora para a página abrir (resposta)? Conforme os resultados, você tem uma conexão melhor, especialmente para jogos online.

Download

A velocidade internet é o DOWNLOAD. Resumindo: é o quão rápido a sua conexão consegue puxar os dados do servidor. Essa velocidade também é importante para carregar vídeos e fazer downloads. Geralmente, é medida em mega.

Upload

Enquanto o download é a velocidade que você recebe, o UPLOAD por sua vez é a velocidade com que você envia os dados. Ele é importante para enviar e-mails pesados ou até mesmo para realizar chamadas em vídeo.

Como fazer o Teste de Velocidade

Para quem utilizar o Speed Test, o teste é muito simples. Na página inicial é possível observar algumas informações sobre a sua internet, como: a operadora, o seu IP e a cidade.

Para informações mais detalhadas, basta clicar no botão “GO” e a pesquisa da velocidade começa a ser feita. A análise usa como base o Ping, o download e o upload da sua conexão. A página também é interativa e você pode compartilhar o resultado da velocidade, caso queira.

Outra opção, recomendada pela Anatel, é o site Brasil Banda Larga. Ao acessar a ferramenta, a medição é bastante simples. Basta apertar em “Iniciar Teste”. No aplicativo ou no site, você vai notar que é da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), criada em atendimento a orientações da Anatel. A EAQ foi implementada pelos órgãos federais oficiais justamente para medir indicadores de qualidade das redes de telecomunicações de acesso à internet banda larga fixa e móvel no Brasil.

Mas como saber se a sua conexão está com problemas causados pela operadora? A dica é observar o download, o resultado deve estar acima dos 50% do contratado no pacote de internet. Ou seja, se o seu contrato é de 100 megas, saiba que deve ter uma resposta que tenha um valor acima dos 50 megas, por exemplo.

Problema com a Velocidade de Internet

Ao fazer o teste de velocidade de internet gratuito e constatar que o sinal está chegando muito abaixo do que você contratou no pacote, o primeiro passo que você deve dar é entrar em contato com a prestadora de serviço.

Lembre-se de ter o contrato feito em mãos e sempre anote os protocolos de atendimento. Se o contato com a empresa não for suficiente para normalizar a velocidade entregue, você pode falar com a Anatel ou com o Procon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *