Poupatempo Carteira de Trabalho Digital

Poupatempo Carteira de Trabalho Digital

A CTPS ou Carteira de Trabalho agora é um documento digital por isso é possível fazer a Carteira de Trabalho 100% Digital, no site do Poupatempo clique no botão verde “Emprego e Previdência” para baixar a Carteira de Trabalho Digital, quem tem o aplicativo Poupatempo instalado no celular deve fazer o mesmo. 

Poupatempo Carteira de Trabalho Digital

Clicando na aba “Empregos e Previdência” a página informa que o serviço agora é 100% Digital e disponibiliza dois botões para que o trabalhador e cidadão possa baixar o documento, para fazer a Carteira de Trabalho não é preciso ir presencialmente a uma agência do Poupatempo basta baixar o aplicativo e cadastra a senha com número do CPF. 

O cidadão que já utiliza o sistema Gov. com poderá utilizar a mesma senha no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e ganhar pontos de status, agora todos os serviços relacionados a trabalho e emprego oferecidos no site Poupatempo são feitos de maneira 100% online baixando o aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou entrando no site Gov.com. 

O formato de Carteira de Trabalho Digital continua com as mesmas informações que havia no modelo impresso, a principal função da antiga CTPS era oferecer nome da empresa contratante, CNPJ e data da entrada e saída, o modela criado na década de cinquenta sofreu poucas alterações e servia para comunicar informações com o trabalhador, a carteira de trabalho no formato impresso também tinha espaço para férias, e atualizações de salário em decorrência de promoção, mudança de cargo ou dissídio da categoria. 

Saiba mais sobre o novo modelo de CTPS Digital neste artigo do site Serviços do Brasil!

Como agenda atendimento? 

Para fazer agendamento do atendimento Poupatempo basta entrar no site e entrar na aba “Empregos e Previdência”, mas o agendamento atualmente para confecção da Carteira de Trabalho Digital não é mais necessário já que o novo modelo pode ser baixado no celular por meio do aplicativo, ao clicar na aba “Trabalho e Empregos” clique na aba “Trabalho e Empregos” o trabalhador e cidadão abre uma página com botão “Baixar Carteira de Trabalho Digital” e pronto é só baixar a carteira e começar a utilizar. Veja, passo à passo para baixar a Carteira de Trabalho Digital: 

  1. Entre no site Poupatempo ou no aplicativo Poupatempo
  2. Clique na aba “Trabalho e Empregos”, de cor verde no topo da tela. 
  3. Os links desta página estão escritos em letras grandes e existe duas colunas uma para “Previdência Social” e outra para “Carteira de Trabalho Digital”, clique em “Carteira de Trabalho Digital”. 
  4. Na aba Carteira de Trabalho Digital que será aberta clique no botão “Baixar IOS” ou  “Baixar Android”. Se a loja de aplicativos do seu celular for a Google Play clique em “Baixar Android”. 
  5. Vai abrir a Loja de Aplicativos do Google Play na página de descrição da “Carteira de Trabalho Digital”, clique agora no botão verde e aguarde a instalação. Pronto, agora é só abrir o aplicativo com o número do seu CPF. Boa Sorte!

Como tirar segunda via da Carteira de Trabalho? 

No Formato Digital não ocorre a necessidade de segunda via e atendimento presencial para tirar a Carteira de Trabalho, por isso o aplicativo Carteira de Trabalho Digital deve ser baixado no celular para todos os trabalhadores com número do CPF. 

Os cidadãos e trabalhadores que possuem formato antigo impresso deverão guardar o documento, isto porque a atualização para o aplicativo deve ser feita apenas para os dois últimos registros, desta maneira registros anteriores poderão ser perdidos no formato digital, o formato digital começa a valer a partir deste ano de 2022 para trabalhadores de empresas nacionais brasileiras, empresas e trabalhadores de multinacionais ainda estão utilizando o antigo formato e terão tempo para se atualizar. 

No caso de furto do celular com os documentos digitais os cidadão poderão fazer boletim de ocorrência online, e informar o conteúdo presente no aparelho.

Como faço para tirar pela primeira vez a Carteira de Trabalho? 

O jovem que está ingressando no mercado de trabalho não precisa se preocupar de ir até um agência do trabalhador para tirar o documento, basta baixar o aplicativo no celular com o número do CPF que deve ser utilizado como número da Carteira de Trabalho Digital, caso alguma ficha de empresa solicite o número da Carteira de Trabalho o jovem pode colocar o número do CPF destinado a esta informação acrescentando Carteira de Trabalho Digital.

Depois de baixar a Carteira de Trabalho Digital o número do CPF passa a ser o número da CTPS, bem como é necessário conquistar o primeiro emprego para visualizar o funcionamento das informações oferecidas pela empresa ao aplicativo tais como data de entrada, valor do salário e outras, enquanto o jovem estiver inativo no mercado de trabalho estas informações são páginas em branco da CTPS, sem acesso de empresa.  

O novo aplicativo Carteira de Trabalho Digital deve oferecer inúmeros benefícios aos cidadãos, entre estes benefícios está a solicitação de seguro desemprego que antes só poderia ser feita na agência da Caixa, informações sobre INSS, além do conteúdo que a antiga CTPS já tinha como período de férias, alterações de salário, promoção ou mudança de cargo e outros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *