redacao 2 de maio de 2020

Nos Estados Unidos da América o termo ouvidoria é conhecido como “ombudsmen”, que significa aquele que representa, os serviços de ouvidoria no Brasil são conhecidos por diversos nomes Setor de Atendimento ao Cliente, Telefone de Reclamação, E-mai de Reclamação e outros.

Ouvidoria INSS

O site do INSS conta com o teleatendimento no número 135, por meio do teleatendimento é possível escolher o setor de atendimento, na “Ouvidoria” o trabalhador poderá fazer reclamações ou elogios, tirar dúvidas com especialistas ou mesmo saber se o seu benefício da aposentadoria já está liberado, além do número 135 o INSS conta também com a página de Serviço de Informações ao Cidadão- CIC, onde o cidadão pode descrever situações e solicitar atendimentos especiais.

Como funciona a Ouvidoria do INSS? 

A ouvidoria do INSS serve para tirar dúvidas e reclamações relacionadas ao atendimentos e serviços do INSS, funciona por meio do site do INSS  no menu “Informações e Transparência” clique no link “Serviços Informações ao Cidadão-SIC”, ou no telefone 135.

Por meio destes dois canais os trabalhadores podem esclarecer dúvidas e fazer reclamações relacionadas ao atendimento e serviços do INSS. É importante esclarecer que o serviço não realiza revisão de processos ou perícia médica, o andamento dos processos judiciais que envolvem aposentadoria são de responsabilidade das partes envolvidas trabalhador e empresa, bem como devem ser acompanhados por autoridades competentes e advogados.

A ouvidoria do INSS atende problemas relacionados ao uso do site, registro de pedidos e solicitação de benefícios pelo trabalhador, bem como esclarece dúvidas sobre pedido de aposentadoria, utilizado as informações declaradas por usuários é possível saber detalhes sobre concessão do benefício e datas de perícia.

Para que serve a página Perguntas Frequentes do site INSS?

A página Perguntas Frequentes esclarece dúvidas relacionadas a aposentadoria e benefícios do INSS, são vinte questões criadas pelo INSS que podem responder às dúvidas comuns de trabalhadores e usuários do site Meu INSS.

O acesso a página “Perguntas Frequentes” deve ser feito por meio do menu no site do INSS, role a página do site, na aba “Informações e Transparência” clique em “Perguntas Frequentes”.  Veja, as questões da página “Perguntas Frequentes”:

  1. O que é Previdência?
  2. Para que Serve a Previdência?
  3. Quando o trabalhador perde a sua capacidade de trabalho?
  4. Quais são os benefícios da previdência social?
  5. Quem pode se inscrever?
  6. Quem está na categoria contribuinte individual?
  7. Quem está na categoria segurado facultativo?
  8. Quem está na categoria empregada doméstica?
  9. Quem está na categoria segurado especial?
  10. O que é aposentadoria especial?
  11. O que é aposentadoria por idade?
  12. O que aposentadoria por invalidez?
  13. O que é aposentadoria por tempo de contribuição?
  14. O que é auxílio acidente?
  15. O que é auxílio doença?
  16. O que é auxílio- reclusão?
  17. O que é pensão por morte?
  18. O que é salário família?
  19. O que é salário- maternidade?
  20. O que é Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPI-LOAS)?

Como funciona o Serviço de Teleatendimento do INSS?

O INSS possui apenas um número de telefone para o teleatendimento 135, por meio deste número o usuário poderá solicitar mais informações relacionadas as suas dúvidas e conversar com um atendente.

O Serviço de Teleatendimento do INSS funciona de segunda a sexta feira das 07:00 h.s. às 20:00 h.s. ( sete da manhã às oito horas da noite), para fazer reclamações é necessário utilizar a página da Serviços e Informações ao Cidadão- CIC.

Página Serviços e Informações CIC

  1. No menu Informações e Transparência clique no link Serviços e Informações ao Cidadão- CIC, o usuário será direcionado para o endereço da ouvidoria do INSS, onde poderá fazer um detalhamento da situação que incomodou, se sentiu prejudicado ou lesado, a página também aceita elogios dos serviços e perguntas que não foram respondidas na página perguntas e respostas.
  2. Ao clicar no Meni “Serviços e Informações ao Cidadão-CIC” o usuário é direcionado para o endereço da ouvidoria clicando no botão amarelo “Ouvidoria”, para enviar o detalhamento da situação leia atentamente as informações da página e responda sim ou não para a questão: Você possui uma manifestação cadastrada na ouvidoria?
  3. Após responder Sim ou Não o usuário deve ser direcionado para o formulário de detalhamento da manifestação ou situação que deve ser informada a ouvidoria.
  4. No botão amarelo “Registrar Pedido” do menu “Serviços e Informações ao Cidadão- CIC” o usuário poderá solicitar informações complexas relacionadas a pedidos de aposentadoria e outros serviços do site ou serviços que não se enquadram em nenhuma das categorias do INSS, bem como solicitar informações relacionadas ao pedido de aposentadoria.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*