O que verificar antes de comprar um imóvel usado: 4 dicas

Você já imaginou o que verificar antes de comprar um imóvel usado? Afinal, é algo que muitas pessoas não fazem.

Adquirir um imóvel é o sonho de vários brasileiros, razão pela qual, na ansiedade de fechar o contrato, pontos importantes são facilmente esquecidos, fato este que causa dores de cabeça aos compradores no futuro, decaindo a felicidade da própria moradia. Não é verdade?

O que verificar antes de comprar um imóvel usado

Por mais que facilmente você se encante e queira mudar rapidamente, para fechar o melhor negócio possível, é fundamental tomar alguns cuidados – para ter a certeza de que a propriedade é mesmo tudo aquilo que você imagina.

Melhor se precaver para não ter dor de cabeça futuramente em razão de problemas camuflados, correto? Continue navegando pelo nosso site e aprenda como fazer o negócio certo.

Entre as questões que você não pode deixar de considerar antes de adquirir um imóvel usado estão o estado dos encanamentos de gás e de água, quaisquer rachaduras nas paredes, as instalações elétricas e possíveis infiltrações.

Há questões importantes que devem ser analisadas em cada um desses pontos na aquisição de um imóvel usado.

Afinal, não adianta ter como dar entrada em um apartamento ou até mesmo comprá-lo à vista, se você não fizer um bom negócio.

Veja as sugestões que preparamos sobre o assunto!

O que verificar antes de comprar um imóvel usado?

Para evitar problemas e surpresas futuramente, é necessário ter bastante atenção em alguns aspectos, isso te dará mais segurança e tranquilidade na negociação.

Para isso, sugerimos uma avaliação criteriosa dos seguintes fatores: 

Estado geral do imóvel

Uma das principais questões a serem analisadas na aquisição de um imóvel usado é o estado geral dele, isto é, como estão as estruturas tanto externas quanto internas da casa ou apartamento.

Essa avaliação é fundamental para você saber se tem necessidade de uma reforma e orçar o valor da mesma.

Esses valores devem fazer parte do pacote a ser negociado com o dono do imóvel.

Análise, por exemplo, a quantidade de cômodos e o tamanho de cada um deles, assim como se terá necessidade de quebrar paredes para aumentar os espaços ou a necessidade do fechamento de um espaço descoberto. 

Dê uma atenção especial em problemas de umidade nos tetos e paredes, o que pode ser percebido pelo surgimento de mofo e rachaduras. Esse é um sinal de que existem infiltrações e que é necessário realizar reparos antes de se mudar.

Móveis sob medida

Confira se no apartamento ou casa que você pretende adquirir há armários sob medidas no banheiro, quartos e cozinha, avaliando também o estado de cada um deles.

Móveis prontos e em bom estado adiantam demais na mudança e reduzem despesas no momento de complementar a mobília e a decoração.

E se for da sua vontade decorar tudo do zero, também existem alternativas disponíveis no mercado.

Existem vários apartamentos e casas que não contam móveis para possibilitar a customização dos espaços.

Encanamento e rede elétrica

Você já escutou falar de vícios ocultos em um imóvel? Eles são os conhecidos defeitos que normalmente não se nota ao visitar os apartamentos ou casos que se pretende adquirir. Grande parte das vezes, eles são identificados com o uso.

Esse tipo de adversidade é comum nas redes hidráulicas e elétricas, assim como nos tradicionais cupins em janelas, portas e até mesmo nos móveis instalados.

Algumas vezes eles causam prejuízos ao adquirente. Por esse motivo, é importante ficar atento e se for necessário, buscar a ajuda de um profissional para realizar a devida análise. 

Esse cuidado se torna ainda mais importante em imóveis que são bem antigos, dado que tanto a fiação quanto a tubulação vão se desgastando com o passar do tempo.

Observe bem a estrutura, não fique com receio de fazer perguntas e confira qual foi a última vez que foi feita alguma obra com relação a esses pontos.

Acabamentos

Das coisas para avaliar antes de adquirir um imóvel usado, o acabamento não deve ser deixado de lado.

Afinal de contas, um apartamento ou uma casa ganham ou perdem valor a partir desses detalhes.

Por esse motivo, confira a qualidade e o estado do azulejo, louças sanitárias, piso, esquadrias, metais e tudo mais que conclui a obra.

Lembre-se de avaliar também o acabamento externo da calçada, garagem, jardim, etc.

É relevante salientar que é comum que com o tempo os acabamentos vão desgastando e perdendo qualidade. Ou seja, você sem dúvidas encontrará uma casa com piso danificado, por exemplo.

Para te ajudar ainda mais em O que verificar antes de comprar um imóvel usado, separamos um vídeo onde é apontando os principais cuidados na hora de realizar a compra do seu imóvel:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *