Matrícula Fácil 2024- Como Efetuar Inscrição

publicidade

Os alunos da rede estadual de ensino poderão efetuar inscrição para ser matricularem na rede Via Seduc no endereço eletrônico, na escola após recesso dos professores e também em qualquer agência do Poupa Tempo do estado de São Paulo até o dia 9 de fevereiro, uma semana antes do início das aulas.

A matrícula é destinada a alunos que não conseguiram fazer a rematrícula, alunos afastado da escola a mais de um semestre e alunos oriundos de outro estado que deverão apresentar documento comprobatórios da última série cursada.

publicidade

Após a inscrição o sistema oferece opções de escolha da unidade escolar, período e ano de acordo com as informações oferecidas pelo aluno durante a pré- matrícula, caso a unidade escolar de preferência do aluno não esteja disponível o sistema sugere outra próxima a sua residência.

Saiba mais sobre o Matrícula Fácil 2024 e passo a passo como realizar pré-matrícula no endereço eletrônico , neste artigo do Serviços do Brasil!

publicidade

Como funciona o Matrícula Fácil ?

O Matrícula Fácil funciona como uma pré-matrícula , desta maneira fica mais fácil localizar turmas com vagas abertas, o aluno já informa durante a pré-matrícula que está sem turma ao sistema que recebe todas as informações que necessita para realização da matrícula, documentos, série e endereço.

O sistema também funciona para os alunos que não fizera a rematrícula na escola, desta maneira esta é a última chance de se rearticularem na unidade escolar onde cursaram o último ano de 2023, após este período o sistema disponibilizará a vaga a outro candidato.

publicidade

O Matrícula Fácil também chamado de pré-matrícula pode ser acessado em qualquer agência do Poupa Tempo durante período de férias escolares, ou no endereço eletrônico até o dia 09 de fevereiro, após início das aulas as escolas deverão fazer um levantamento do número vagas e o sistema será suspenso.

Como fazer a inscrição no SEDUC alunos da rematrícula ?

Os alunos que não fizeram a rematrícula no ano de 2023 deve realizar a inscrição acessando diretamente o botão “Alunos”, durante acesso ao SEDUC o sistema deve informar aluno já cadastrado, caso não se lembre da senha é só solicitar uma nova senha que será enviada para o e-mail cadastrado.

O sistema SEDUC é o mesmo onde pode ser visto o boletim do aluno, após o acesso com a senha do aluno ou responsável, clique em rematrícula e siga as orientações do sistema, somente estará disponível a rematrícula para os alunos que estiveram presentes no segundo semestre do último ano letivo 2023.

Quais são os documentos que devem ser apresentados no Matrícula Fácil?

Para fazer o Matrícula Fácil é necessário apresentar todos os documentos, bem como comprovante de residência, para que o sistema seja atualizado corretamente, as declarações são preenchidas por meio de formulário eletrônico, na data da matrícula a escola poderá exigir comprovação das informações declaradas por meio da apresentação dos originais e xerox para ser anexada aos arquivos da unidade escolar. Veja, os documentos necessários para matrícula na rede estadual de ensino:

  • RG ou documento com foto, Carteira de Motorista para maiores de 18 anos de idade;
  • Histórico Escolar com notas do último ano ou série cursado;
  • Comprovante de Residência.

Qual a data para fazer a inscrição no Matrícula Fácil?

Os candidatos deverão realizar inscrição no Matrícula Fácil do dia 03 de janeiro de 2024 até o dia 09 de fevereiro, para rede estadual e municipal de São Paulo, por meio de formulário eletrônico e no Poupa Tempo durante período de férias escolares. Após recesso dos professores o Matrícula Fácil também poderá ser feito na Unidade Escolar próxima a residência.

Quem deve solicitar Matrícula Fácil?

O matrícula fácil pode ser solicitado por alunos que não fizeram a rematrícula, alunos oriundos de nível fundamental rede municipal que ainda não encontraram escola para início do ano letivo e educação infantil creches e pré-escolas, bem como alunos do EJA.

  • Alunos da Educação Infantil: Creches e Pré-Escola;
  • Ensino Fundamental: 2º ao 9º ano.
  • Ensino Médio : 1º ao 3º Ano.
  • EJA: Educação de Jovens e Adultos.
  • Solicitação de Transferência.

Como utilizar Matrícula Fácil por meio do Portal SEDUC?

Para solicitar transferência ou fazer rematrícula, escolher a escola onde vai estudar o ano letivo de 2024 é possível preencher formulário de inscrição no Portal SEDUC , sem precisar sair de casa, confira nosso passo a passo:

  1. Digite no navegador do computador www.sed.educacao, clicando no link o usuário tem acesso a Pré-Inscrição Online. Ou no site entre no endereço eletrônico da Secretaria Digital e clique no topo da página em “Inscrições para rede pública”.
  2. Pronto, agora informe ano letivo 2024, nome e e-mail , é importante que este e-mail seja utilizado regularmente , isso porque as informações serão veiculadas por meio de comunicação eletrônica e o e-mail é o principal veículo de comunicação entre o usuário e a secretaria.
  3. Pronto, após preencher todas as informações do formulário eletrônico é só verificar o interesse na vaga disponível do sistema, caso haja uma vaga com seu interesse você já pode marcar a hora e data para confirmação da matrícula na Unidade Escolar, caso ainda não haja uma vaga disponível será necessário aguardar a verificação do sistema de acordo com perfil cadastrado.

Como solicitar vaga para Educação Infantil no estado de São Paulo?

No estado de São Paulo existe três modalidades de Educação Infantil CEIS (Unidades do CEU com Educação Infantil com vagas para bebês) ; EMEIS e Pré-escolas ( São Escolas que oferecem vagas a partir de 4 anos de idade , não é para período integral, mas oferecem uma refeição e são de gestão do municípios), Também existem os Centros de Educação Infantil que são geridos por Autarquias e Organizações Sem Fins Lucrativos. Veja, como fazer solicitação de matrícula online para a Educação Infantil no estado de São Paulo:

  1. Digite no navegador do computador o endereço eletrônico: https://cadastroinfantil.sme.prefeitura.sp.gov.br/.
  2. Pronto, agora inicie o preenchimento do formulário, neste caso é necessário colocar o nome da criança e também nome e CPF do responsável.
  3. coloque anexo a certidão de nascimento da criança.
  4. Deixe e-mail e telefone para contato. Boa Sorte!

Veja também, artigo Boletim Escolar Poupa Tempo do nosso site “serviçosdobrasil.com”!

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0