IPVA RJ 2021

IPVA RJ 2021

No estado do Rio de Janeiro o calendário de vencimento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores  deve coincidir com o  Licenciamento do Veículo, o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deve ser cobrado no primeiro semestre de 2021, enquanto a taxa de licenciamento do veículo no segundo semestre. 

IPVA RJ 2021

IPVA RJ 2021

Os proprietários e condutores de veículos terão como opção o pagamento da taxa de licenciamento do veículo junto ao pagamento do IPVA, será necessário regularizar todas as dívidas e débitos por meio do pagamento de multas, taxas e impostos atrasados, também deve ser feito o pagamento do seguro de acidentes DPVAT. 

O valor do pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deve ser o mesmo do ano anterior, seguindo os critérios da tabela FIPE, o pagamento pode ser feito por meio do acesso ao site do DETRAN-RJ, os valores já estão disponíveis na página do DETRAN basta acessar o site e ver as datas de vencimentos do boleto, os pagamento feitos no aplicativo Carteira Digital são 100% digital, por isso não precisa imprimir comprovante do pagamento, caso seja necessário o proprietário do veículos poderá solicitar emissão de quitação de débitos por meio do site DETRAN-RJ. 

Consulta de Valor IPVA 2021

O valor do IPVA 2021 deverá ser o mesmo valor cobrado em anos anteriores, o valor é considerado a partir da tabela FIPE de valores de veículos, a tabela FIPE serve para anunciar e vender veículos e também na cobrança do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA deve ser cobrado sobre um percentual de 3% do Valor do Veículo na Tabela FIPE. 

Por exemplo um automóvel que tem o valor de R$10.000 (dez mil reais) deverá pagar de Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores o valor de R$300,00 (trezentos reais), para fazer o cálculo multiplique o valor do veículo na tabela FIPE por 0,03% (três centésimos) será dado o valor que o veículo vai pagar de IPVA. 

A Consulta de Valores do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores pode ser feita no site do DETRAN, Carteira de Trabalho Digital e na Página da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, os impostos que forem pagos por meio da Nota Fiscal Carioca deverão aguardar a cobrança do licenciamento do veículo e Seguro DPVAT que não poderá ser pago por meio de Nota Fiscal Carioca. 

Como Emitir Guia de Pagamento IPVA RJ 2021

No aplicativo da Carteira de Trabalho Digital o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores será 100% Digital, por isso não há necessidade de impressão do comprovante de pagamento, isso quer dizer que após realizar o pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores a situação deverá ser regularizada. 

Os veículos que não efetuarem o pagamento no prazo previsto deverão fazer pagamento por meio de regularização da dívida no site do DETRAN ou na Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro. Veja, como  o passo à passo para fazer o pagamento da do IPVA no site DETRAN-RJ:

  1. Existem duas maneiras de acessar o site do DETRAN-RJ, na primeira o operador poderá acessar as informações relacionadas  a Carteira de Habilitação, e saber sobre pontos de multas recebidos pelo condutor do veículo, a segunda maneira de consultar as informações do site do DETRAN-RJ é a aba do Menu Veículos, onde o usuário poderá obter informações sobre o veículos, consulta de débitos, valores, taxas e impostos. 
  2. Digite no navegador www.detran.rj.com.br, em seguida clique na aba do Menu Veículos. 
  3. Na página de informações relacionadas ao veículo o usuário tem acesso a um menu específico que informa sobre multas e débitos, clique no Menu IPVA.
  4. Pronto, agora é só escolher a opção Guia de Recolhimento e digitar o número do RENAVAM para imprimir boleto de pagamento ou fazer parcelamento do imposto. 

Tabela de Pagamento IPVA RJ 2021

tabela de vencimento IPVA RJ 2021

 

A tabela de pagamento do IPVA 2021 funciona por meio do último dígito do número da placa do veículo, os pagamentos realizados no prazo determinado poderão ser feitos também nas agências e caixas eletrônicos por meio do número do RENAVAM, o cupom de pagamento servirá para comprovação do valor pago, o proprietário do veículo também poderá solicitar a qualquer momento comprovação de pagamento no site do DETRAN .

Para fazer o Pagamento do Licenciamento junto com IPVA o condutor deve colocar em dia todas as multas e também o realizar pagamento do Seguro de Acidentes (DPVAT), os veículos que não fizerem o pagamento das multas em atraso ficaram impedidos de realizar pagaemnto do IPVA e Licenciamento de Veículo. 

A data limite para quitação do débito varia conforme o dígito final da placa do veículo, o pagamento do IPVA pode ser feito em uma única parcela com desconto, ou em três vezes com vencimento das prestações de acordo com a placa do veículo. 

Veja, a tabela de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores do estado do Rio de Janeiro: 

  • Placa com Final 0: Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia 21 de Janeiro de 2021.
  • Placa com Final 1: Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia 22 de Janeiro de 2021.
  • Placa com Final 2:Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia  25 de Janeiro de 2021.
  • Placa com Fina 3: Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia  26 de Janeiro de 2021
  • Placa com Final 4:Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia  27 de Janeiro de 2021.
  • Placa com Final 5: Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia  28 Janeiro de 2021.
  • Placa com Final 6: Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia  29 de Janeiro de 2021.
  • Placa com Final 7: Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia  01 de Fevereiro de 2021. 
  • Placa com Final 8:Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia  02 de Fevereiro de 2021.
  • Placa com Final 9: Primeira Parcela e Parcela Única Vence Dia 03 de de Fevereiro de 2021. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *