IPVA DF 2021

IPVA DF 2021

Embora o DETRAN do Distrito Federal seja o órgão regulamentador do trânsito é por meio do site da Secretaria da Fazenda SEFAZ-DF que deve ser realizado o pagamento do Impostos Sobre Propriedade de Veículos Automotores o IPVA, além do IPVA também é cobrado todos os anos a taxa de Licenciamento Anual que segue os critérios da tabela de licenciamento anual definida pelos departamentos de trânsitos estaduais de cada estado. 

IPVA DF 2021

IPVA DF 2021

No ano anterior foi realizada alterações nos aplicativos do governo federal, a fim de oferecer opções de pagamento de dívidas e outros serviços durante a pandemia do novo corona vírus COVID-19, os proprietários e condutores de veículos que possuem a Carteira de Habilitação Digital podem faze pagamento do IPVA por meio do aplicativo CNH Digital ou no acesso ao site do DETRAN, os pagamentos do IPVA realizados no aplicativo são 100% digitais por isso não é necessário a impressão da confirmação do pagamento . 

Os proprietários e condutores de veículos também poderão optar pelo pagamento antecipado junto com o licenciamento do veículo, os pagamentos realizados a vista neste mês de janeiro e fevereiro terão desconto sobre o valor total do imposto, o pagamento do IPVA também poderá se parcelado em até três vezes. 

Conheça valores e datas do pagamentos IPVA 2021 neste artigo do site Serviços do Brasil! 

Consulta Valor IPVA 

O valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrado sobre o valor da tabela FIPE, isso significa que o valor do preço da venda do veículo é utilizado para fins de cálculo do valor do imposto, este valor não costuma receber muitas alterações ano a ano , o percentual aplicado para a cobrança do IPVA é de 1,5 % (um e meio por cento) a 3% (três por cento). 

A internet oferece opções de sites e simuladores que realizam uma estimativa do valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, para saber um valor aproximado do valor que será cobrado é necessário informar o ano de fabricação do veículo e marca, mas a maneira mais fácil e segura de obter uma estimativa do valor do IPVA é utilizando a regra de três ou realizando calculo simples de multiplicação do valor do veículo por 0,03 (três centésimos) para obter uma estimativa do IPVA.

No Distrito Federal já estão disponíveis os valores para pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, desta maneira é possível fazer consulta no site da Secretaria da Fazenda-DF e obter a guia de pagamento do IPVA que poderá ser parcelado em até três vezes. 

Como Emitir Guia de Pagamento

A Guia de Pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores deverá ser impressa por meio do site da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal, com a Guia de Pagamento em mãos os proprietários de veículos automotores poderão fazer pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos em qualquer agência bancária, aplicativos que realizam leitura de código de barra e Casas Lotéricas. 

No aplicativo da Carteira de Trabalho Digital  a Guia de Pagamento não precisará ser impressa, isso porque as informações são 100% digitais, após realizar a opção de Pagamento de Débitos na aba veículos do menu o usuário terá as informações atualizadas no mesmo instante. 

No caixa guichê ou caixa eletrônico de agências bancárias de todos os estados brasileiros poderão ser realizados os pagamentos de impostos sobre veículos automotores por meio da informação do número do RENAVAM, os pagamentos realizados com o número do RENAVAM receberão comprovante de pagamento cupom eletrônico que é fornecido pelo operador ou caixa eletrônico. 

Tabela IPVA 2021

tabela de vencimento IPVA DF 2021

Os pagamentos realizados neste mês de janeiro e fevereiro de acordo com a tabela de pagamentos do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores recebe desconto , já os pagamentos que forem parcelados em até 3 x (três vezes) não receberão descontos e devem seguir os critérios de pagamento do IPVA.

A Tabela de Licenciamento do Veículo deverá ser divulgada após os pagamentos do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores, os proprietários de veículos que optarem pelo pagamento junto ao prazo da Tabela de Licenciamento devem antecipar o pagamento do IPVA do próximo ano, desta maneira aqueles que já fizeram pagamento do IPVA junto a Tabela de Licenciamento devem aguarda a divulgação das datas do licenciamento. 

A data limite para a quitação do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores varia de acordo com o último dígito da placa do veículo, os pagamentos que forem realizados no mês de fevereiro e janeiro receberão descontos, já os pagamentos parcelados terão vencimento da última parcela no mês de abril de 2021 (dois mil e vinte e um). Veja, o calendário de vencimento do IPVA 2021 no Distrito Federal:

  • Final de Placa 1 e 2 : Vencimento da Primeira Parcela e Cota Única 22/02/2021.
  • Final de Placa 3 e 4: Vencimento da Primeira Parcela e Cota Única 23/02/2021.
  • Final de Placa 5 e 6: Vencimento da Primeira Parcela e Cota Única 24/02/2021.
  • Final de Placa 7 e 8: Vencimento da Primeira Parcela e Cota Única 25/02/2021.
  • Final de Placa 9 e 0: Vencimento da Primeira Parcela e Cota Única 26/02/2021.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *