IGPM 2022

publicidade

O IGPM é o Índice Geral de Preços de Mercado, ele calcula valores de diversos produtos com base nos índices inflacionários e também outros dados que influenciam no preço, um exemplo é a instabilidade no continente Asiático que provocou alta no preços do setor de construção. 

IGPM 2022

publicidade

Mas o IGPM não calcula somente os valores de produtos do mercado, os índices de preços calculados pelo IGPM é usado principalmente para medir o valor do aluguel, além disso os produtos da sexta básica são influenciado por fatores e também sofrem a variação de acordo com o IGPM. 

Quanto ao aluguel o valor não poderá ser alterado a não ser se isto estiver estipulado no contrato, desta maneira os contratos assinados durante a alta da inflação podem ter o valor alterado,  a maioria dos contratos prevê o aumento de grandes índices inflacionários por isso geralmente sobe de acordo com a taxa SELIC responsável por segurar a inflação do país, no entanto para novos contratos e contratos que serão renovados o valor do aluguem pode ser alterado em consequência dos grandes índices inflacionários. 

No mês de agosto os índices inflacionários calculados pela Fundação Getúlio Vargas e divulgados por meio do IGPM tiveram uma queda de 0,70 % no mês de agosto, um valor inesperado para os economistas, apesar de muito significativa a queda no IGPM ainda não é motivo para comemoração, já que o índice anual deve ser um dos maiores dos últimos anos. 

publicidade

Como é calculado o IPM do País? 

O IGPM é o Índice de Preços de Mercado, ele é calculado somente no território brasileiro e os valores são dados na moeda do país o real, desta maneira a alta de preços somente acontece em território brasileiro, a instituição responsável pelo cálculo do IGPM é a FGV (Fundação Getúlio Vargas). 

O IGPM é dividido em três variáveis : Índice de Preço de Produtos Amplos, Índice de Preço ao Consumidor e Índice Nacional de Custo Construção. Veja, como funciona cada uma das variáveis : 

publicidade
  • Índice de Preços de Produtos Amplos: O cálculo do Índice de Preços de Produtos Amplos é realizado por meio de pesquisa que monitora valores do varejo.
  • Índice de Preço ao Consumidor: Avalia o preço de produtos com mais impacto no poder de compra do consumidor, calcula valores de alimentos que sofrem por fatores que incluem ocorrência de chuvas e outros. 
  • Índice Nacional de Custo de Construção: Avalia o custo da habitação no país incluindo mão-de-obra e materiais de construção, considera fatores internos e externos que podem estar influenciando a alta nos preços. 

É correto dizer que o IPM é a média ponderado do valor ao produto, ou seja o valor que está sendo alterado em decorrência de diversos fatores que influenciam no aumento dos preços por exemplo índices inflacionários, e valores que decorrem de particularidades como aumento do ferro, influenciando no aumento de materiais de construção, desta maneira também pode se dizer que o aumento de cada produto possui particularidades que refletem no valor cobrado e desta maneira solucionar situações a fim de que os índices inflacionários sejam menores no país. 

Qual a periodicidade que o IGPM é divugado pela Fundação Getúlio Vargas ? 

O Índice de preço IGPM é divulgado todos os meses pela Fundação Getúlio Vargas, para fazer o cálculo são pesquisados valores de produtos de diversos setores, que incluem desde alimentos até combustíveis e outros, o valore é calculado de acordo com estimativa ou percentual esperado nos estudos de mercado. 

Após o cálculo do IGPM o valor é divulgado e também é realizado um estudo do impacto que as ações previstas para conter os índices inflacionários tiveram no preço de mercado, bem como o aumentos previstos de acordo com a inflação e fatores internos e externos que decorrem no aumento dos preços. 

Quais os produtos que receberam maiores taxas de decréscimo IGPM no mês de agosto?

O setor de alimentos tem tido decréscimo na alta dos preços significativo sofrendo inflação de -0,44% no mês de agosto, enquanto no mês de junho esta alta foi de -1,47%, por se tratar de um índice que engloba o essencial para sobrevivência humana esta taxa ainda é muito preocupante de acordo com os economistas, a alta dos preços podem ocasionar aumento das famílias carentes e da fome no Brasil. 

No grupo de transporte o decréscimo foi de -4,84% no mês de agosto, o decréscimo é observado em decorrência do aumento do valor da gasolina que preocupa especialistas e é motivo de diversas ações do governo federal para diminuir o impacto causado pela inflação neste setor, o aumento do valor do combustível no país também observou uma queda caindo do valor de -7,26% para -15,14%  no mês de agosto. 

A alta dos preços ainda persiste em alguns grupos de despesas diversas observando o aumento no valor de produtos de 36%, nesta classe estão artigos de higiene e limpeza que estão com valores altos, outro produto que também tem observado aumento nos índices inflacionários é o cigarro que teve uma alta de 2,55 % no mês de agosto. 

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0