Empréstimo com Restrição – Como Solicitar?

Solicitar empréstimo com restrição é uma boa alternativa para quem está em busca de um crédito que sirva para quitar débitos maiores ou até mesmo para quem quer realizar projetos pessoais, como comprar um carro para trabalhar ou investir no próprio negócio.

Essa é uma opção para solicitar empréstimo mesmo estando com a restrição do nome, isto é, com o “nome sujo” listado em órgãos de defesa ao crédito, como SPC e Serasa. Geralmente, os bancos tem linha de crédito também para esse tipo de caso.

Continue lendo para saber mais sobre essa modalidade e como solicitar o seu empréstimo.

O que é empréstimo com Restrição? 

Como já mencionamos anteriormente, o empréstimo pessoal com restrição é um tipo de crédito que está disponível para quem tem o seu CPF restrito. Isso significa que mesmo quem tem algum impedimento ou alguma atividade negativa no CPF pode solicitar o empréstimo.

Evidentemente, este processo tende a ser um pouco mais complicado, especialmente nas instituições que usam a análise do documento para conceder o empréstimo. Então, para conseguir ter seu crédito liberado, basta conhecer bem quais são as suas opções.

Tenha em mente que os bancos, por exemplo, tendem a cobrar juros maiores para este tipo de empréstimo, por avaliarem que o risco é maior. A análise de crédito também tende a ser mais profunda, de modo a determinar se realmente existe a condição de quem solicita de pagar o valor.

Pesquise bem suas opções antes de solicitar o seu empréstimo com restrição.

Opções de empréstimo com restrição

Para facilitar ainda mais a possibilidade de conseguir o crédito, existem algumas opções que podem ser muito úteis para quem tem alguma restrição. Saiba quais são suas principais alternativas.

1 – Empréstimo Pessoal Online

Hoje em dia algumas fintechs (empresas digitais do setor financeiro) disponibilizam ao mercado a chance de o consumidor solicitar o empréstimo com restrição, ao passo que esse é um crédito oferecido para essas pessoas com nome sujo.

Geralmente, os valores partem dos R$ 3 mil e podem ser pagos em até 2 anos (24 meses). As correspondentes bancárias que permitem esse crédito têm parcerias com bancos e, mesmo assim, a análise de crédito feita é mais flexível permitindo o empréstimo com restrição.

2 – Empréstimo Consignado

Devido a sua funcionalidade, fica fácil entender por que o empréstimo consignado também é uma opção para quem está com a restrição do nome: porque o valor das parcelas é debitado automaticamente do salário do cliente (antes mesmo que ele caia na conta).

Ou seja, essa também é uma opção para quem vai solicitar o empréstimo com restrição, sendo que as taxas de juros praticadas ficam abaixo dos empréstimos mais tradicionais. O lado ruim é que nem todos os bancos oferecem essa linha de crédito, que é mais voltada para pensionistas/aposentados, funcionários públicos e de empresas privadas.

3 – Penhor

Talvez você já tenha ouvido falar do Penhor da Caixa, que também é uma opção de crédito pessoal disponível na Caixa e em vários outros bancos e que torna possível à quem está com a restrição no nome solicitar o empréstimo.

O penhor funciona de forma simples: o interessado deixa alguns bens materiais (como jóias, relógios, pingentes e objetos de ouro) como garantia do pagamento das parcelas e em troca consegue o crédito pessoal com taxas de juros mais justas do que as outras opções de crédito.

4 – Empréstimo com Restrição para Aposentados INSS

Voltado aos aposentados pelo INSS, nesse empréstimo o valor é descontado diretamente da aposentadoria.  Também é uma maneira de facilitar a aprovação do empréstimo e diminuir o valor dos juros.

5 – Consórcio

Essa opção não é exatamente um empréstimo, mas sim uma forma de conseguir um crédito para comprar um bem específico, geralmente, um carro ou uma moto. Boa alternativa para quem tem alguma restrição no CPF e deseja fazer a compra.

Como funciona? Neste modelo, ocorre uma espécie de “poupança” em grupo, em que um determinado número de pessoas faz pagamentos mensais para uma administradora que irá trabalhar em conjunto para comprar o carro de todos os envolvidos. 

Sendo assim, é sorteado para receber o dinheiro do bem primeiro quem fizer a maior contribuição ou quem for sorteado primeiro.

Bancos para solicitar Empréstimos com Restrição

Agora que você já possui um entendimento maior de como funciona este modelo de empréstimo, chegou a hora de saber onde você pode conseguir o crédito com restrição.

A lista de bancos que oferece essa opção é grande, o importante, como sempre, é avaliar todas as opções para encontrar as melhores.

  • Banco do Brasil: uma das maiores instituições bancárias do país oferece condições especiais para negativados;
  • Bradesco: o Bradesco oferece boas condições de pagamento, como prazos de até 96 meses para servidores públicos, por exemplo;
  • Itaú: O Itaú tem crédito para negativado disponível a funcionários públicos de órgãos conveniados, beneficiários do INSS e funcionários de empresas privadas;
  • Banco Olé: O Olé faz a liberação sem a consulta ao Serasa e ao SPC;
  • Banco BMG: o BMG oferece uma linha de crédito para consignados, com limite de 30% do benefício mensal;
  • Banco Banrisul: no Banrisul, aposentados e pensionistas podem pagar em até 72 meses e sem a cobrança de taxa de abertura de crédito;
  • Simplic: Empréstimo pessoal online rápido e fácil.
  • Banco Pan: Oferece crédito a aposentados do INSS, servidores públicos e militares;
  • Banco Daycoval: O Daycoval tem uma lista de convênios que inclui o INSS, SIAPE, as forças armadas e diversos órgãos para servidores públicos.

Recomendamos que você faça pesquisas entre todas as opções para encontrar o melhor crédito para o seu empréstimo com restrição.

Preciso Comprovar Renda para Conseguir um Empréstimo com Restrição?

Mais uma dúvida comum é se é necessário comprovar a renda para conseguir um empréstimo com restrição. Para quem está negativado, isso certamente ajuda bastante.

Por isso, apesar de não ser teoricamente obrigatório comprovar a renda, se você tiver a oportunidade de fazer, pode ajudar bastante no momento de conseguir o crédito.

Qual o valor da taxa de juros?

As taxas de juros são variáveis em todas as linhas de crédito citadas acima. Sendo que essas opções, além de serem ideais para quem está com o nome sujo, também podem ser vistas com bons olhos do ponto de vista financeiro, já que as taxas não são as mais altas.

Na Simplic, por exemplo, que oferece o empréstimo pessoal online, as taxas de juros podem chegar a 15,8%, sendo que o valor é correspondente ao que é praticado em todo mercado financeiro brasileiro. 

Porém, para que você não seja surpreendido, o ideal é simular o empréstimo antes de contratar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *