Empréstimo Bolsa Família – Como Funciona

Você conhece o empréstimo Bolsa Família? Trata-se de um benefício oferecido para milhares de brasileiros com o objetivo de ajudar famílias de baixa renda. Essa modalidade de empréstimo colabora com as regiões mais pobres do país e também ajuda no desenvolvimento e qualidade de vida dos beneficiados.

Os recursos são disponibilizados porque os empréstimos são incentivados pelo Plano Progredir, do Governo Federal. Além disso, os valores podem chegar a R$ 15 mil, dinheiro que pode ser usado para pagar pendências financeiras ou para investimentos em bens, afinal essa é uma possibilidade que o benefício do governo traz ao solicitar o empréstimo.

O Bolsa Família é um dos programas sociais mais populares do Brasil. Conforme o projeto foi crescendo, o Governo criou novas diretrizes com o intuito de levar ainda mais benefícios para a população. 

Continue lendo para entender qual é a maneira correta de solicitar o empréstimo do Bolsa Família e quais os benefícios do crédito que está disponível para todos beneficiários do programa.

O que é o Empréstimo Bolsa Família?

Resumidamente, o empréstimo Bolsa Família é uma linha de crédito disponibilizada pelos bancos parceiros do Plano Progredir, que é incentivado pelo Governo Federal. A cada ano são investidos milhões de reais para possibilitar esse crédito.

Para solicitar o empréstimo, o interessado deve fazer parte do programa social Bolsa Família, por isso, o nome popular do crédito. Porém, fique atento: nenhum banco pode descontar a parcela do benefício, você continua recebendo normalmente.

Estar cadastrado ativamente no Bolsa Família é, então, um requisito para solicitar o empréstimo do Plano Progredir. E os recursos podem ser usados para vários fins empresariais, já que a ideia do programa é auxiliar as pessoas de baixa renda a melhorar a sua qualidade de vida.

Ou seja, você pode comprar equipamentos ou insumos com o empréstimo Bolsa Família. Além de investir em capacitações profissionais, como em cursos, aulas,ou até mesmo pagar dívidas.

Como solicitar o empréstimo Bolsa Família?

Caso você tenha interesse em solicitar o empréstimo Bolsa Família, preste atenção em como fazer isso. Geralmente, as pessoas vão até os bancos parceiros do programa para pedir o crédito, só que esse não é o jeito correto de solicitar os recursos.

Faça o seu pedido de crédito de forma correta acessando o site do Ministério do Desenvolvimento Social, depois vá ao Plano Progredir e em seguida no Microcrédito Produtivo. É nesta página que acontece o pedido do crédito.

Na página digital, o interessado deve preencher um formulário com informações pessoais, como o número do CPF e do RG, além de dados importantes como o número do Bolsa Família, que pode ser o mesmo do CadÚnico (Cadastro Único).

Após esse contato, o ministério vai enviar os seus dados para os bancos parceiros. E, por fim, são os bancos que entram em contato com você para apresentar as propostas de empréstimo.

Quem pode solicitar o Empréstimo Bolsa Família?

Como já foi mencionado, para solicitar o Empréstimo Bolsa Família, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal. Caso você esteja cadastrado no Bolsa Família, já pode solicitar o microcrédito do Programa Progredir, pois possui cadastro.

Caso você não esteja, observe as regras para fazer cadastro. Os critérios são os seguintes: você precisa ter uma renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal familiar de até três salários mínimos.

Se você se enquadra dentro dessa norma, pode procurar o setor responsável pelo Cadastro Único na sua cidade ou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Depois de feito o cadastro, você já pode realizar a inscrição no Programa Progredir no site do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social.

Lembrando sempre que o cadastro dá direito ao trabalhador obter também outros benefícios do Programa Progredir. A linha de crédito é apenas um deles. 

Há também ofertas de cursos profissionalizantes como do Pronatec, e encaminhamento ao mercado de trabalho. Isso porque o Progredir opera em três eixos: empreendedorismo, qualificação profissional e intermediação de mão de obra.

Como simular um empréstimo Bolsa Família?

Como simular um empréstimo Bolsa Família

Sabemos que o programa Progredir atua no sentido de mediar a aprovação do crédito entre o beneficiário do Bolsa Família e as instituições financeiras. 

Então, você não consegue saber de antemão quais os bancos que terão interesse em negociar um empréstimo com você. É preciso se inscrever no programa e aguardar o contato.

Mesmo assim, a simulação de crédito pode ser útil para você ter uma ideia de quanto tem direito no Progredir. 

Ela envolve muitas variáveis, como a sua atual renda, o valor que você precisa e a própria instituição financeira na qual você irá realizar a obtenção do crédito.

Taxas de juros 

São vários pontos importantes na hora de considerar sobre o seu pedido de empréstimo. Um deles é o fato de que se nenhum banco entrar em contato com você é porque não há bancos disponíveis na sua região. É importante ressaltar também que não é porque o banco entrou em contato que você deve fechar o negócio.

A taxa de juros é definida com base em vários critérios, alguns deles são:

  • Valor que você deseja pegar emprestado;
  • Quantidade de parcelas;
  • Sua situação de renda.

Cada banco pode cobrar as suas taxas de juros e apresentar suas condições. Por isso, todo interessado em solicitar o empréstimo deve analisar com cuidado os valores apresentados antes de contratar o crédito. Em termos de valores, saiba que a Caixa Econômica cobra 3,3% de juros no seu Microcrédito atualmente.

Fique de olho também na TAC, que é uma taxa de abertura de crédito, que fica em 3% sobre o valor total do empréstimo. A dica é verificar o contrato e analisar as taxas que foram propostas a você antes de assinar o contrato.

Atendimento

Ainda está com dúvidas? Para obter mais informações sobre o Bolsa Família ou a respeito do empréstimo, basta dar uma olhada na página da Caixa, ou ligar para o telefone 0800 726-0207. Caso prefira, pode direcionar-se a agência mais próxima da sua casa também.

Comments

  1. Jaylane Teixeira de Carvalho says:

    Estou interessada em fazer o empréstimo bolsa família sou cadastrada há uns 7 anos enfim minha renda è 297 posso fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *