redacao 17 de abril de 2020

A Consulta de Benefício INSS serve para saber andamento de processos e pedidos de aposentadorias por meio do site Meu INSS ou no serviço de teleatendimento do INSS 135, no site o trabalhador pode escolher entre duas opções “Acompanhar Pedido” ou “Benefício Por Incapacidade: Resultado”.

No site do “Meu INSS” além de acompanhar processo de aposentadoria o trabalhador também pode solicitar a aposentadoria no menu “Aposentadoria por Tempo de Contribuição” clique no botão amarelo “Solicitar”, as regras para a aposentadoria por tempo de serviço também estão na página do INSS, caso o trabalhador ainda tenha alguma dúvida pode contar com o Serviço de Teleatendimento do INSS que funciona de segunda a sábado das 7:00 h.s. às 20:00 h.s.

Além da Consulta do Pedido de Aposentadoria no site e aplicativo “Meu INSS” é possível saber Resultados de Perícia Médica (solicitação de Auxílio Doença e Aposentadoria), obter Extrato do INSS (Aposentados e Pensionistas) que pode ser utilizada para comprovação de renda, obter Cópias de Processos (Solicitação de Aposentadoria e Auxílio Doença) e saber qual o Valor da Contribuição Personalizado (Trabalhadores que contribuem com INSS).

Como Consultar Benefício do INSS e Cópias de Processo? 

A Consulta do Benefício INSS serve para quem solicitou a aposentadoria e está com o processo em andamento, no menu Consulta do Benefício o usuário do aplicativo e site Meu INSS obtém um relatório do pedido de aposentadoria que pode ser de diversas naturezas processos trabalhistas, solicitação do benefício por tempo de contribuição ou idade, solicitação de aposentadoria por invalidez ou solicitação da aposentadoria por deficiência física.

Os trabalhadores que solicitam aposentadoria em processos judiciais podem obter uma cópia do processo por meio do menu no site Meu INSS, clicando Todos os Serviços, localize o ícone “Cópia do Processo”. No menu “Consultar Situação do Benefício” também é possível acompanhar pedido e verificar o resultado do benefício por incapacidade, basta clicar sobre um dos botões digitar o número do CPF e Senha.

Para utilizar os serviços do aplicativo e site Meu INSS o usuário deverá cadastrar uma senha de acesso para as plataformas da internet, no final deste artigo preparamos um passo à passo com explicação de como fazer o cadastro da senha no site e aplicativo Meu INSS.

Quais os outros benefícios podem ser consultados no site Meu INSS?

Além da Consulta da Situação do Benefício o INSS também é responsável por outros inúmeros benefícios ao trabalhador como Auxílio Doença, Pensão por Morte e Salário Maternidade. Na aba Benefícios do menu no site e aplicativo Meu INSS é possível consultar resultados dos benefícios em andamento.

Para consultar os resultados dos benefícios em andamento no site Meu INSS, role a página na aba Benefícios clique sobre o benefício que deseja consultar e clique no botão amarelo “Resultado”, na página de benefícios também é possível solicitar o benefício, leia atentamente todas as orientações da página e clique no botão amarelo “Solicitar Benefícios”.

Ainda na aba do menu benefício é possível fazer a solicitação da “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”, clique sobre o link “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”, leia atentamente todas as instruções da página para como solicitar a aposentadoria, perceba que nesta página não existe o botão “Resultados”, como se trata de uma aposentadoria é necessário “Consultar Benefícios”do Menu Serviços para saber o andamento do processo de aposentadoria.

Como solicitar aposentadoria no site Meu INSS?

Para solicitar a aposentadoria no site INSS é necessário que o trabalhador se enquadre nas situações que estão explicadas na página “Solicitar Aposentadoria por Tempo de Serviço”, além disso ao preencher a solicitação o sistema poderá solicitar documentos comprobatórios do tempo trabalhado, que devem estar em mãos na hora do preenchimento da aposentadoria. No site Meu INSS é possível ver a relação de todos os documentos que comprovam tempo de contribuição. Veja, documentos que devem estar em mãos para o preenchimento da solicitação de aposentadoria por tempo de contribuição:

  • Procuração ou termo de representação legal com CPF do procurador responsável pela solicitação;
  • Documentos referentes às relações previdenciárias ou contribuições com INSS: Carteira de Trabalho, Certidão do Tempo de Contribuição (CTC), Carnês, Formulários de Atividades Especiais, Documentação Rural;
  • Documentos Opcionais: Petições, Simulação de Tempo de Contribuição ou outro documento que o trabalhador deseja informar.

Quem não contribuiu com INSS pode solicitar aposentadoria?

Quem nunca contribuiu com o INSS pode solicitar a aposentadoria desde que tenha a idade certa, por meio da Lei Orgânica (LOAS) que garante a aposentadoria para homens com mais de 65 anos de idade e mulheres maior de 60 anos de idade.

A solicitação da aposentadoria para quem nunca contribuiu com o INSS deve ser feita nos Centros de Referência Social (CRAS), também podem solicitar a aposentadoria pela Lei Orgânica (LOAS) pessoas deficientes que comprove invalidez permanente.

Cadastro e Consulta de Situação Benefício

consulta meu inss

  1. No site do INSS [www.inss.gov.br] é possível acompanhar o andamento do pedido de aposentadoria por meio do Menu “Consulta Situação do Benefício”, para fazer a consulta é necessário te cadastrado uma senha de acesso, escolha um dos botões ” Acompanhar Pedido” ou ” Benefício Por Incapacidade Resultado”.
  2. Se já possui uma senha de acesso clique em “Entrar”, caso não possua a senha de acesso ainda clique em “Cadastrar Senha”.
  3. Para inciar o cadastro da senha digite CPF, Nome Completo, Telefone Celular para envio do SMS e E-Mail, escolha as imagens solicitadas, leia atentamente os Termos de Uso e tique no Aceite para confirmar, agora clique no botão continuar para concluir o cadastramento da senha de acesso ao site do INSS.
  4. Pronto! Já agora é só acompanhar o andamento do processo de aposentadoria, qualquer dúvida o usuário pode ligar para o serviço de teleatendimento 135 que funciona de segunda a sábado das 07:00 h.s. às  20:00 h.s.

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*