Consulta Situação do CRLV-e

Consulta Situação do CRLV-e

O novo formato de Licenciamento do Veículo no mês de agosto deste ano de 2020 comemora dois anos de existência, apesar da novidade oferecer muitas comodidades aos usuários que pode levar todos os documentos no celular, ainda há muitas dúvidas relacionadas ao funcionamento da CRLV-e.

Consulta Situação do CRLV-e

Para Consultar a Situação do CRLV-e o motorista pode baixar o aplicativo Carteira de Habilitação Digital, disponível no site do Departamento de Trânsito Estadual, bem como consultar o site do DETRAN do estado onde reside, a ordem do pagamento é a mesma da Tabela de Licenciamento seguindo orientação dos dois últimos números da placa do veículo.

A vistoria do veículo não é obrigatória no estado de São Paulo, após o pagamento da Taxa de Licenciamento o veículo poderá circular livremente, no caso de blitz policial o veículo que não tiver passado pela vistoria deverá ter itens de segurança bem como placa e chassi verificados pela autoridade competente, e se ocorrer alguma irregularidade receberá multo e poderá ter o veículo apreendido.

O que é Licenciamento do Veículo?

O Licenciamento do Veículo CRLV é uma taxa que deve ser paga todos os anos, a taxa de Licenciamento do Veículo é cobrada junto com o pagamento do IPVA, para evitar filas durante a vistoria do veículo o pagamento da Taxa de Licenciamento deve ser realizado de acordo com a tabela de Licenciamento que pode ser vista no aplicativo, site do Departamento de Trânsito Estadual ou em uma Agência do DETRAN deve respeitar a ordem dos dois primeiros dígitos da Placa do Carro.

Taxa de Licenciamento SP: R$93,87

A Segunda Via do Licenciamento é como o CRLV é mais conhecido no Brasil ela é necessária quando o veículo é vendido ou quando ocorre mudança de estado e necessidade de alteração na placa, isto porque a primeira via corresponde a um Boleto Bancário que deve ser pago para que o licenciamento seja feito, geralmente o vencimento da Taxa de Licenciamento é próximo ao do IPVA ,depois do pagamento da taxa de licenciamento do veículo o proprietário deve fazer a vistoria do veículo.

Na vistoria do veículo serão checados itens de segurança, emplacamento e escapamentos grau de poluentes que são jogados na atmosfera terrestre, na data da vistoria o proprietário recebe a Segunda Via do Licenciamento CRLV que pode ter dois formatos o Digital ou Impresso. O documento deve ser carregado junto aos documentos do veículo e é solicitado em caso de Blitz Policial, a CRLV-e é um formato PDF com QR Code que permite a consulta de informações em caso de Blitz.

Carteira de Habilitação Digital CNH-e 

Para saber a data quando deve ser pago o Licenciamento do Veículo ou se já foi pago o licenciamento o proprietário do veículo poderá baixar o aplicativo da Carteira Digital CNH-e, também o aplicativo do DETRAN, que possui um menu do site DETRAN, nele você pode consultar datas de pagamento, verifica vencimentos de multas e muito mais.

O aplicativo Carteira de Habilitação Digital CNH-e é um formato diferente da Carteira de Habilitação, os condutores de veículos que desejam solicitar Carteira de Habilitação CNH-e poderão solicitar o formato através do Departamento de Trânsito Estadual, o aplicativo CNH-e é a melhor maneira de utilizar todas as comodidades oferecidas do novo formato digital.

No novo aplicativo CNH-e o usuário tem acesso aos documentos obrigatórios do veículo registrado como CRLV-e, Comprovante de Pagamento do Imposto Sobre Veículo Automotivo IPVA e Seguro do Veículo DPVAT, basta baixar o aplicativo através da Loja de Aplicativos do seu celular.

Licenciamento do Veículo Formato Digital CRLV-e

Para ter acesso ao CRLV-e é necessário que o usuário tenha o formato de Carteira de Habilitação Digital CNH-e, os proprietários e condutores que não possuem a CNH-e poderão solicitar o novo formato através do aplicativo DETRAN-e ou site do Departamento de Trânsito Estadual.

Para solicitar o novo aplicativo é necessário que a Carteira de Habilitação no formato antigo já possua o QR- Code, é por meio deste código que as informações do veículo conduzido e Carteira de Habilitação do condutor serão consultadas em caso de Blitz Policial.

Por meio do aplicativo CNH-e o motorista e proprietário do veículo baixa no formato PDF o documento CRLV-e, neste formato é possível fazer a transferência do documento para um outro condutor, o formato fica armazenado no celular do usuário condutor responsável e proprietário do veículo.

Quando o veículo é emprestado para outro condutor o comprovante da vistoria, bem como os documentos do carro devem ser deixados junto ao veículo no formato antigo era comum que o porta luvas carregasse estes documentos, no novo formato estes documentos podem ser enviados via Whatsapp, MSG ou Bluetooth  para o condutor do veículo que pode ou não possuir a Carteira de Habilitação Digital.

Consultando a Situação do Licenciamento CRLV-e

Para fazer a consulta do Licenciamento do Veículo o proprietário do veículo poderá utilizar dois aplizativos CNH-e e DETRA-e, o aplicativo do DETRAN-e possui as mesmas funcionalidades do site do DETRAN, nele você pode utilizar a Tabela de Licenciamento do Veículo disponível no site e aplicativo, para saber se existe atrasos de anos anteriores pode utilizar o Botão Meus Veículos e Outros Veículos e obter todas as informações sobre o veículo através do aplicativo DETRAN.

Já o aplicativo CNH-e permite apenas que o usuário da Carteira de Habilitação tenha acesso as informações e solicite o CNH-e, desta maneira para ter acesso ao aplicativo é necessário fazer login com o número do CPF ou RENAVAM, caso tenha comprado recentemente o veículo é necessário cadastrar o número do RENAVAM junto ao aplicativo, desta maneira fica mais fácil obter informações relacionadas ao veículo. Veja como consultar CRLV-e por meio do Aplicativo CNH-e.

Passo a Passo Obtenha Boleto

Para o Pagamento do CRLV-e

  1. Baixe o Aplicativo CNH-e no seu celular, agora pressione o Botão Veículos.
  2. Escolha a Consulta que deseja fazer Licenciamento Anual.
  3. Caso ainda não esteja em dia com o licenciamento o proprietário do veículo deve imprimir a Taxa de Pagamento, que pode ser baixada em formato word ou pdf para impressão.
  4. Após o pagamento da Taxa de Licenciamento, o proprietário do veículo deverá comparecer na data agendada para fazer a vistoria no veículo.
  5. Os veículos que estiverem em dia com o licenciamento e vistoria ou que tenha sido comprados recentemente pode solicitar a antecipação do licenciamento, basta entrar no site ou aplicativo e prosseguir no agendamento e pagamento do boleto para realização da vistoria.
  6. Após a vistoria o usuário deverá atualizar CNH-e para obter o CRLV-e, verifique se as informações do usuário está correta, e pronto já pode andar tranquilamente pela vias do seu estado, com a certificação de que seu veículo está seguro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *