redacao 1 de maio de 2020

O benefício federal Bolsa Família continua sendo recebido normalmente pelas famílias carentes que fizeram cadastro nos Centros de Referência e Assistência Social, as famílias cadastradas que declararão renda informal poderão ainda solicitar o benefício do Auxílio Emergencial por meio do aplicativo Auxilio Emergencial Caixa. 

Consulta Bolsa Família

A consulta das datas de pagamento e valores do Bolsa Família pode ser feita no Aplicativo Bolsa Família, para baixar o Aplicativo Bolsa Família entre na Loja Google do seu Aparelho Celular ou Smartphone,  busque pelo aplicativo Bolsa Família , para ter acesso ao aplicativo Bolsa Família é necessário fazer login com o Número de Inscrição Social (NIS)  que é o mesmo número do Cartão Bolsa Família ou Número do CPF. 

Além do Aplicativo e Site da caixa os beneficiários também contam com o teleatendimento do Bolsa Família que funciona gratuitamente, o beneficiário do Bolsa Família não precisa pagar nada pela ligação, basta ligar para o 0800 de qualquer telefone fixo ou móvel.

⇒Consulta Bolsa Família Telefone: 0800 726 0207.

Como saber se estou cadastrado no Bolsa Família?

Para saber se está cadastrado no Bolsa Família entre no aplicativo Bolsa Família e digite o Número de Inscrição Social (NIS), o aplicativo informa quais são as datas de recebimento do benefício e se o benefício está suspenso ou cancelado. 

Caso o benefício esteja suspenso ou cancelado é necessário que o usuário compareça nos Centros de Assistência e Referência Social (CRAS), munidos com os documentos que comprovam rendimentos familiar inferior a um salário mínimo .

Também é possível realizar consulta do Benefício Bolsa Família na página Benefícios Sociais Caixa [www.beneficiossociais.caixa.gov.br/consulta/beneficio], para fazer a consulta informe o Número de Inscrição Social (NIS) que é o número do Cartão Bolsa Família, ou o Número do PIS que é o mesmo do Cartão Cidadão. 

Por que o PIS é igual o Número de Inscrição Social (NIS)?

O número do PIS somente será igual ao Número de Inscrição Social (NIS) quando o usuário estiver cadastrado como Responsável do Grupo Familiar, o Sistema de Informações da Caixa Econômica Federal possui dois tipos de cadastros o Número do PIS ( Cartão Cidadão) e o Número de Inscrição Social (NIS).

Para o trabalhador o Número do Cartão Cidadão é utilizado para retirada de uma série de benefícios que incluem o Seguro Desemprego, já para os beneficiários do Bolsa Família o Número de Inscrição Social (NIS) corresponde ao número do cartão e também o número do Cadastro Único das informações do grupo familiar. 

Os Responsáveis pelo Grupo Familiar que são empregados em setor público ou privado não fazem mais parte do perfil Bolsa Família e passam a possuir o Número do Cartão Cidadão que é o mesmo do Bolsa Família e também é chamado de PIS, a solicitação do Cartão é opcional nas Agências da Caixa, o Sistema da Caixa continua com as informações do grupo familiar porém o cadastro é desativado para dar lugar ao Cadastro PIS. 

Como é realizado o Pagamento do Bolsa Família?

O pagamento do Bolsa Família é realizado por meio de calendário, para evitar filas nas agências lotéricas é determinada a data de pagamento de acordo com o último número do Cartão Bolsa Família, no aplicativo é possível ver a data personalizada do dia de pagamento do benefício. 

O aplicativo também informa o saldo que será recebido, saldo de benefícios que ainda não foram retirados e soma dos valores, para utilizar o aplicativo basta entrar na loja de aplicativos do celular e baixar, é simples e rápido com o aplicativo o usuário tem todas as informações que precisa sobre o benefícios. 

Consulta Saldo Bolsa Família

  1. Busque na loja de aplicativos do seu celular o aplicativo Bolsa Família, clique sobre o ícone do aplicativo para ter acesso a página de descrição e instalação do aplicativo.
  2. Leia atentamente todas as informações do aplicativo Bolsa Família, clique no botão verde instalar, escolha uma das duas formas de acesso ao aplicativo CPF ou NIS (Número de Inscrição Social) que é o mesmo número do Cartão Bolsa Família.
  3. Para cadastrar senha entre no site da Caixa [ www.servicossociais.caixa.gov.br] digite o Número de Inscrição Social e  clique no botão Cadastrar Senha, caso tenha esquecido a senha utilize o mesmo endereço, clique no botão esqueci a senha e continue. 
  4. Entre no Aplicativo Bolsa Família e clique em Benefícios para ver uma lista com a informação sobre os valores e saldos do benefícios, clicando no ícone calendário é possível saber qual a data personalizada do recebimento do benefício. 

Sou ex- beneficiário do Bolsa Família, como faço para receber o Auxílio Emergencial?

Para receber o auxílio emergencial não é necessário cadastro em aplicativo do Bolsa Família, de acordo com as informações da caixa o benefício será pago em três lotes Beneficiários do Bolsa Família, Beneficiários que tiveram o Bolsa Família Suspenso ou Cancelados e Trabalhadores Informais. Os ex- beneficiários do Bolsa Família deverão fazer cadastramento no Aplicativo Auxílio Emergencial da Caixa. 

Os Beneficiários do Bolsa Família que tiveram o benefício suspenso ou cancelado, ainda possuem informações do Cadastro Único nos sistemas da caixa e por isso o pagamento do Bolsa Família deverá ser mais rápido, estes já devem ter recebido a primeira parcela do Auxílio Emergencial, já os Trabalhadores Informais devem aguardar a data do aniversário para o recebimento do Auxilio Emergencial. 

Os Beneficiários Bolsa Família com Cadastro Ativo deverão continuar recebendo o benefício normalmente, no mesmo valor dos meses anteriores nas Casas Lotéricas. 

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*