Confirmar Autenticidade do CPF

publicidade

Para confirmar autenticidade do CPF (Cadastro de Pessoa Física) pode ser solicitada o Comprovante de Situação Cadastral, no comprovante a Situação Regular informa que o cidadão não possui pendencias com a receita. A situação Cadastral pode ser feita por meio do site da Receita Federal com a data de nascimento e número do CPF.

Além do “Comprovante de Situação Cadastral” a página “Comprovante de Autenticidade” informa a autenticidade do documento, nesta página é solicitado o “Código de Controle“, este código somente é utilizado pelos cidadãos que fizeram a declaração de imposto de renda, e deve ser solicitado no site e-CAC.

publicidade

O controle de autenticidade funciona por meio do código do Cadastro de Pessoa Física, o número e dígito que compõe o CPF Brasileiro informa a cidade onde o cidadão nasceu, e outras informações geradas pelos algoritmos, desta maneira ao solicitar o “Código de Controle” pela receita federal no e-CAC o cidadão está protegido contra fraudes do CPF.

Confira, neste artigo mais informações sobre Autenticidade do CPF!

Confirmar Autenticidade do CPF

Como Confirmar Autenticidade do CPF no site da Receita Federal?

O site da Receita Federal informa a situação cadastral do CPF, desta maneira ao fazer a consulta das informações cadastrais a situação CPF Regular deve confirmar a autenticidade do documento. Veja, como fazer a consulta:

  1. A consulta deve ser feita por meio do endereço eletrônico www.receita.fazenda.gov.br/consultapublica.
  2. Para fazer a consulta é necessário ter em mãos o CPF que será consultado, no endereço eletrônico da receita digite o número do CPF e a data de nascimento que está no documento, quando o resultado for Situação Regular significa que não há irregularidades com o CPF.
  3. O resultado CPF Cancelado significa que o documento foi cancelado por ordem judicial ou administrativa, o CPF Cancelado foi roubado ou ocorreu duplicidade do documento.
  4. Pronto, agora que já fez a consulta e o resultado foi CPF Regular, o cidadão pode fazer prestações, solicitar cartão e financiamentos!

O que fazer quando o resultado da consulta for CPF Cancelado?

Quando o resultado da consulta for CPF Cancelado o cidadão deve procurar entrar em contato com a Receita Federal e outros órgãos governamentais para regularizar a situação do documento, por meio da ouvidoria do site Gov.BR.

O que fazer quando o resultado da consulta for CPF Suspenso?

Quando o resultado da consulta for CPF Suspenso é necessário fazer “Pedido de Regularização de CPF“, existe um formulário específico para regularização do documento, o CPF Suspenso indica que o preenchimento de informações pessoais foi incompleto ou que deve ser atualizado.

publicidade

O que fazer quando o resultado da consulta for CPF Pendente de Regularização?

Quando o resultado da consulta for CPF Pendente de Regularização é necessário entrar no site e-CAC para atualizar informações da Declaração de Imposto de Renda, o resultado pode ocorrer por causa de informações desatualizadas do imposto de renda ou não declarados em um prazo de 5 (cinco) anos.

Como identificar autenticidade do CPF por meio do número do documento?

O número do CPF segue regras de segurança estabelecidas pelos algoritmos, desta forma uma maneira de saber se o CPF é autentico é verificar o último número antes dos dois último dígitos de controle, este número deve informar o estado onde foi emitido o documento. Veja, quais resultados devem ser obtidos:

  • 1-Mato Grosso do Sul, DF, Goiás e Tocantins.
  • 2-Pará, Amazonas, Acre, Pará, Rondônia e Roraima.
  • 3-Ceará, Maranhão e Piauí.
  • 4-Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas.
  • 5-Bahia e Sergipe.
  • 6-Minas Gerais.
  • 7-Rio de Janeiro e Espírito Santo.
  • 8-São Paulo.
  • 9-Paraná e Santa Catarina.
  • 0-Santa Catarina e Paraná.

Como gerar “Código do CPF ” para consulta de autenticidade?

A receita federal também mantém site onde é possível fazer a verificação da autenticidade do documento por meio por meio do “código do CPF” somente terá acesso a este número os titulares do CPF, uma vez que ele deve ser solicitado na declaração do imposto de renda no site e-Cac. Veja, como solicitar o código :

  1. Digite no navegador o endereço idg.fazenda.gov.br.
  2. Digite todas as informações solicitadas, incluindo número do IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física).
  3. Clique no botão “Gerar Código”, pronto este é o código de verificação do CPF, que também será solicitado , quando gerado pelo cidadão, na página da Receita Federal.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0