redacao 30 de abril de 2020

No site e aplicativo Meu INSS é possível obter informações sobre rendimentos de aposentados e pensionistas por meio do menu “Serviços” e “Extrato do INSS” o documento serve para comprovação de renda para empréstimos, compra de eletrodomésticos e outros, o “Extrato INSS” pode ser utilizado para comprovação do rendimento na Declaração de Imposto de Renda ou mesmo para saber qual o valor que deve ser declarado. 

Extrato INSS

Para acessar o “Extrato INSS” pela internet basta digitar INSS ou site INSS no buscador, clique no site do INSS o link “Extrato do INSS” é o quarto da aba “Serviços”, escolha uma das opções de acesso “Solicitar” ou “Calendário de Pagamento”, para ter acesso ao sistema do site INSS é necessário cadastrar uma senha, caso ainda não possua a senha o clique na página seguinte “Cadastrar Senha”. 

Na loja de aplicativos do celular ou smartphone também é possível baixar o aplicativo “Meu INSS”, por ocasião de algumas modificações do sistema ao buscar “Meu INSS” o Google e a Loja de Aplicativos direciona o usuário para página de acesso, para ter acesso as informações do site e menu digite no buscador apenas INSS, eu mesma fiz uma busca apenas com a sigla “INSS” digitei no Google e na Loja de Aplicativo para encontrar o endereço correto, deu certo. 

Para que serve o Extrato de Pagamento do Benefício ou Informe do INSS?

O Extrato ou Informe do INSS serve para comprovação dos rendimentos de aposentados e pensionistas do INSS, nele o aposentado ou pensionista obtém informações sobre o valor da aposentadoria, que podem ser utilizados como medidores para declaração do imposto de renda ou para comprovação de rendimentos na compra de bens, carro, eletrodomésticos, casas, realização de empréstimos consignados e outros. 

No site ou no aplicativo do INSS também é possível ver a data de recebimento da aposentadoria por meio do Calendário INSS, o site oferece diversos serviços que podem ser utilizados no aplicativo baixado no celular, o menu do aplicativo é o mesmo e o usuário tem acesso a diversas informações relacionadas a aposentadoria. 

Para quem ainda não está recebendo o benefício por meio do site ou no aplicativo é possível saber o andamento de processos e pedido de aposentadoria, basta clicar no menu ” Consultar Situação de Benefício”, o INSS informa a situação da aposentadoria se está em andamento, aprovada e outros, basta clicar e cadastrar a senha. 

Clique Aqui e Leia o Artigo Consultar Benefício do INSS

Saiba Como Ver o Resultado do Processo de Aposentadoria no Site e Aplicativo INSS!

Quais as informações presentes no Informe INSS e Extrato de Pagamento do Benefício? 

Para acessar o Informe INSS é necessário clicar em “Extratos do INSS” na aba de Serviços do site ou aplicativo, por meio do informe do INSS o aposentado ou pensionista tem a informação do valor depositado mensalmente ou anual da sua aposentadoria, o valor anual serve para declara rendimentos para receita federal . 

No informe do INSS também é possível saber o valor das parcelas isentas e quanto foi pago de imposto de renda em anos anteriores, todo aposentado e pensionista tem direito a um desconto no imposto de renda, este desconto deve ser declarado por meio do valor da aposentadoria. 

Apenas os aposentados e pensionistas com valor superior a R$24.00,00 (vinte quatro mil reais) anuais devem declarar o Imposto de Renda, isso corresponde ao valor de R$1.900,00 (mil e novecentos reais) ao mês, aproximadamente dois mil reais, os valores declarados de outros anos e descontos aparecem no informe do INSS ou na impressão do extrato. Veja, principais informações do “Extrato de Pagamento do Benefício”:

  • Valores recebidos do contribuinte no ano;
  • Valor do pagamento do imposto na fonte;
  • Parcelas isentas de aposentadoria maiores de 65 anos de idade;
  • Outros Detalhes. 

Qual o outro meio de obter Extrato do INSS?

Além do aplicativo e site do INSS também é possível obter o extrato de rendimentos de aposentados e pensionistas por meio dos caixas eletrônico nas agências do Banco do Brasil, onde devem ser realizados saques de aposentadorias, desta maneira é necessário solicitar um “Extrato de Pagamento de Benefício”.

Na agência do Banco do Brasil os aposentados e pensionistas também podem tirar dúvidas com o gerente da conta, o INSS também conta com o teleatendimento no número 135, que funciona de segunda a sexta feira das 07:00 h.s. às 20:00 h.s.

Solicitar Extrato INSS Site

  1. Acesse o endereço do site da Previdência Social [www.inss.gov.br];
  2. No Menu Serviços Clique Extrato de Pagamento de Benefício;
  3. Na página de “Extrato de Pagamento de Benefício” clique Solicitar.
  4. Escolha acessar se já possui uma senha de acesso a Plataforma do INSS, se ainda não possui a senha de acesso clique em Cadastrar Senha, após o cadastramento da senha o usuário poderá verificar todos os serviços do aplicativo e site Meu INSS.
  5. Pronto! Imprima ou Salve as informações do seu “Extrato INSS”. 

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*