redacao 26 de abril de 2020

O site do Departamento de Trânsito Estadual oferece diversos serviços para os condutores de veículos que estão divididos em quatro menus principais, CNH, Infrações, Veículo e Educação. No menu CNH ou Carteira de Habilitação o motorista poderá realizar consulta de pontos, solicitar 2°via da habilitação e outros. 

Consultar CNH pelo CPF

A Consulta CNH pode ser feita pela internet ou no aplicativo do DETRAN, para fazer a consulta CNH não é necessário ter o número do documento, basta utilizar o número do CPF para obter acesso ao sistema do DETRAN, os usuários já cadastrados que possuem número do RENAVAM de veículos poderão fazer consultas de multas, agendar licenciamentos do veículo e ter acesso ao Menu Veículos em um clique. 

O menu Educação conta com informações e simulados do Departamento Estadual de Trânsito que podem ser utilizados para estudos de quem está solicitando pela primeira vez a Carteira de Motorista ou para os condutores que desejam mudar de categoria, no menu Educação é possível realizar simulados com as questões de anos anteriores da prova DETRAN, sem precisar sair de casa. 

Quais os principais serviços oferecidos no menu CNH- Habilitação do site do Departamento de Trânsito Estadual? 

No menu do site do Departamento de Trânsito Estadual é possível acessar diversos serviços por meio do número do CPF e senha cadastrada, o acesso as informações de veículos somente é permitido com cadastro do RENAVAM, caso o condutor possua veículos cadastrados no DETRAN poderá consultar multas, agenda vistoria, fazer pagamento de taxa de vistoria e outros. 

Veja, todos os serviços do menu CNH- Habilitação que podem ser acessados com número do Cadastro de Pessoa Física (CPF):

  • Primeira Habilitação e ACC;
  • Pontos da CNH;
  • Certidões de Autenticidade da CNH;
  • Renovação da CNH;
  • Alteração de Dados, 2° Via da CNH e CNH Digital;
  • Habilitação para outro tipo de veículo;
  • Seu endereço: Consulta, Atualização e Transferência;
  • Dirigir no exterior/ CNH para habilitação no exterior;
  • Suspensão e Cassação da Habilitação; 
  • Cartões para estacionamento em vagas especiais. 

Quais os outros serviços que podem ser realizados no site ou aplicativo do Departamento de Trânsito Estadual com o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF)?

Além do menu “CNH- Habiliatção” o link “Infrações” possui serviços que podem ser consultados com o Número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e concluídos por meio dos serviços digitais do Departamento de Trânsito Estadual, são eles “Defenda-se” que pode ser utilizado quando o condutor do veículo multado não é o proprietário com veículo registrado do DETRAN e Consulta de Multas para veículos com número do RENAVAM registrado do proprietário Pessoa Física ou Jurídica.  

No caso de mudança de pontos para alteração de condutores multados que não seja o proprietário do veículo é necessário acessar a aba Infrações e em seguida ” Indicação de Condutor- Solicitar e Acompanhar” clique no botão verde “Faça pela internet” e informe sobre condutor para transferência dos pontos. 

Como acessar o aplicativo do Departamento de Trânsito Estadual pelo CPF? 

Para acessar o aplicativo do Departamento de Trânsito Estadual pelo número do CPF basta baixar no aparelho celular ou Smartphone o aplicativo DETRAN do seu estado, após o carregamento clique sobre o ícone do aplicativo DETRAN e informe CPF e Senha. 

Caso ainda não possua uma senha cadastre-se no aplicativo, todas as informações do Departamento de Trânsito Estadual estão presentes no Aplicativo DETRAN, em caso de compra de veículo é necessário informar ao aplicativo novo número de RENAVAM e transferência do veículo anterior. 

Após cadastro de todas as informações por meio do Sistema DETRAN o aplicativo é capaz de informar tudo o que você precisa por meio de Login com o Número do CPF e Senha Cadastrado.

Baixe Aplicativo DETRAN

  1. Entre na loja de aplicativos do Aparelho Celular ou Smartphone, digite DETRAN mais a sigla do estado onde  o veículo circula, em seguida localize o ícone do Departamento de Trânsito do seu estado, e clique sobre ele.
  2. Leia atentamente as instruções da página, e certifique-se de que o aplicativo que será baixado é mesmo o aplicativo do Departamento de Trânsito Estadual. Clique no botão verde “Instalar”.
  3.   Aguarde a instação do aplicativo, na página de descrição será carregada uma linha verde indica que o aplicativo está sendo instalado, também no lado superior do celular é possível ver uma flecha que aponta para baixo indicando o download do Aplicativo DETRAN.
  4. Após a instalação do aplicativo o usuário pode clicar em abrir na página de descrição, ou buscar o ícone do aplicativo na tela do celular e clicar sobre ele para ter acesso. 
  5. O aplicativo tem funcionamento semelhante ao site DETRAN, funciona com a mesma interface onde pode ser acessado o menu no canto superior ou ícones permanentes, clique sobre o ícone “CNH- Pontos” para ter acesso por meio do número do CPF as informações do aplicativo.
  6. Para cadastrar a senha é necessário digitar número do CPF e prosseguir clicando no botão verde, responda ao questionário e pronto o usuário terá acesso a todas as informações cadastradas no DETRAN por meio do atendimento presencial e site DETRAN. 

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*