CNH Social Amazonas

publicidade

Veja as informações do CNH Social Amazonas. O site DETRAN Cidadão do estado do Amazonas possui diversos programas que permitem ao cidadão de baixa renda acesso a CNH Social, além do programa CNH Social Amazonas no site é possível fazer inscrição para curso grátis de Capacitação Profissional Mototáxi.

☰ CONTEÚDO

publicidade

CNH Social Amazonas

O DETRAN Amazonas também é responsável pelo programa CNH Escolar, neste programa os alunos do ensino médio podem optar pelo conteúdo do curso de condutores na parte diversificada, o curso oferecido pelas escolas tem uma carga horária maior do que os cursos de condutores, é completa e depois de completar 18 (dezoito) anos o aluno precisa fazer apenas o conteúdo para prova prática, o curso reduz pela metade o custo da carteira profissional.

As inscrições para participar do programa CNH Social no estado do Amazonas já foram encerradas, é preciso acompanhar as datas de publicação de novas vagas para o curso, os candidatos a condutores do estado do Amazonas podem conferir a lista de aprovadas em cada fase dos cursos no site DETRAN Cidadão a partir desta semana. Sempre que houver vagas para o Programa CNH Social será disponibilizada no site DETRAN Cidadão do estado do Amazonas.

Saiba como participar do programa CNH Social Amazonas neste artigo do site Serviços do Brasil!

publicidade
CNH Social Amazonas

Como Funciona?

No programa CNH Social da Amazônia os candidatos devem ter 18(dezoito) anos completos, além da primeira habilitação o programa também cobre a renovação da carteira e mudança de categoria para os motoristas já habilitados.

A mudança de categoria e renovação somente é feita para os candidatos com habilitação a mais de dois anos e maiores de 21 anos. Veja categorias da habilitação:

Categoria A: Condutores de Motos, Motonetas e Triciclos.

publicidade

Categoria B: Carros de Passeio.

Categoria C: Veículos Categoria B e Transporte de Cargas de até 3,5t (três toneladas e meia).

Categoria D: Transporte de Passageiros que acomodem mais de oito passageiros, micro-ônibus, vans escolares e outros.

Categoria E: É permitido condução de todos os veículos.

A mudança de categoria oportuniza trabalho para os condutores, como motoristas de vans escolares, vans de transporte de passageiros, micro-ônibus, trabalhos para caminhoneiros, transporte de cargas e outros.

Quem pode participar?

Podem participar do programa os candidatos que atendam os pré- requisitos do site DETRAN Cidadão- AM, as vagas ficam disponíveis no site, quando houver inscrição o cidadão deve clicar inscrição e preencher o formulário. Veja os requisitos para participar do programa CNH Social Amazonas:

  • Ter completado 18 (dezoito) anos para primeira habilitação;
  • Ter completado 21 (vinte e um) anos para mudança de categoria;
  • Ter renda de 2 salários mínimos( R$660,00) ou Cadastro Único (CADUNICO) no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS);
  • Saber ler e escrever, será necessário prova prática e exame psicotécnico;
  • Ser residente do estado do Amazonas a pelo menos 2 (dois) anos;
  • Número do Cadastro de Pessoa Física CPF;
  • Carteira de Identidade RG;
  • Outras condições presentes em decreto federal.

Como fazer a inscrição?

A inscrição deve ser feita pelo site DETRAN Cidadão, criado para atendimento da população carente , o site traz informações sobre CNH Social do estado do Amazonas, Programa CNH Escolar e Curso de Capacitação Mototáxi Gratuito.

No endereço eletrônico do Departamento de Trânsito (DETRAN-AM) é possível encontrar link CNH -Social que direciona o usuário para o site DETRAN Cidadão. Veja como fazer a inscrição no site DETRAN Cidadão:

  1. Digite no navegador do seu computador o endereço do site: www.detrancidadao.am.gov.br/cnh-social. Também é possível usar o celular, localize o aplicativo de internet do dispositivo móvel e digite o endereço do cite ou faça busca por DETRAN Cidadão.
  2. Pronto, afora que já está no site do DETRAN Cidadão, localize no menu o programa que que participar, clique em CNH Social.
  3. No lado inferior da página CNH Social clique Inscrição, caso não tenha vagas para o programa o link estará desativado e no lugar a frase “Inscrições Encerradas”, ao lado do link de inscrição observe outro link que é o “Pré-Requisitos” leia atentamente a página de pré-requisitos para saber se tem perfil para participar do programa.
  4. Clique Inscrições, preencha todas as informações do formulário e leia as orientações de procedimento, tenha em mãos número dos documentos e informações sobre a renda e cadastro único.

Como saber se fui selecionado?

Após a seleção é possível acompanhar as etapas de aprovação do programa por meio do site DETRAN Cidadão do estado do Amazonas. Também siga as orientações da ficha ao final do preenchimento o sistema deverá informar se será enviado e-mail com a aprovação da seleção.

Informe na ficha de inscrição para o programa um e-mail que esteja em funcionamento, de preferência o mesmo do celular e que o candidato a condutor consulte regularmente, é recomendado consulta ao e-mail de três em três dias para saber se ocorreu a aprovação.

Também mantenha todas as informações e canais de contato corretas como número de telefone, endereço residencial para envio de carta pelo correio caso seja necessário.

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0