Calendário PIS 2024- Datas de Pagamento

publicidade

O Governo Federal liberou saque do PIS para todos os trabalhadores na Data do Aniversário, o valor sacado é proporcional ao período que o trabalhador exerceu atividade com carteira assinada e o ano base é 2023.

Ou seja, para os trabalhadores que ainda não recolheram o valor excedente do Fundo do Programa de Integração Social poderão fazer desde que tenham contribuído no ano de 2022. O PIS está liberado para todos os trabalhadores e o valor máximo deve ser de 2 (dois) salários mínimos.

publicidade

Os trabalhadores que realizaram saques de aniversário no ano de 2022 e 2021 deverão ter valores de contas menores caso já tenham realizado saque do PIS, o saque pode ser feito no Site da Caixa e Aplicativo Caixa Tem.

Confira Passo a Passo e Saiba Mais sobre o Programa de Integração Social lendo este artigo do site Serviços do Brasil!

publicidade

Como foi criado o PIS?

A criação do PIS está relacionada a criação de uma Previdência Social administrada pelo poder público no Brasil, neste caso o Programa de Integração Social foi criado para incentivar investimento na poupança no ano de 1.970, durante período militar pelo Governo Médice .

Um grande problema para o país era o desemprego e distribuição de renda, em comparação aos Estados Unidos da América onde uma administração clássica promoveu grande crescimento econômico, no Brasil o trabalhador não dispunha de valores para investimento em poupança vista como solução para economia, bem como as contas do governo não teria como fazer a gestão das necessidades da classe trabalhadora que deveria contribuir para o crescimento econômico.

publicidade

A solução encontrada foi a criação de um fundo utilizado pelo tesouro nacional, o fundo funcionava mais ou menos como garantia para o trabalhador, administrado pela Caixa Econômica Federal, que julgou necessário a criação de cotas para devolução dos valores excedidos de investimento do tesouro e inflação, essas cotas tinha objetivo o pagamento individual para cada contribuinte do PIS, uma vez que o valor estimado poderia ser menor do que o rendimento do tesouro.

O que é Calendário do PIS ?

O calendário do PIS é publicado todos os anos, atualmente a data de pagamento do PIS é resolvida pelo mês de aniversário do contribuinte , bem como o acesso pode ser feito com o número do CPF no aplicativo Caixa Trabalhador ou no Site da Caixa.

O contribuinte também pode sacar o PIS por meio da conta corrente cadastrada pela empresa. Já os trabalhadores que utilizam com frequência o aplicativo Caixa Tem podem sacar o PIS por meio do aplicativo da Poupança Social.

O que é ano base para o saque do PIS e qual o valor deve ser sacado?

O ano base para saque do PIS é aquele que o contribuinte trabalhou no caso deste ano de 2024 , os saques devem ser realizados por contribuintes que tenham trabalhado pelo menos um mês no ano de 2022.

Qual o valor que será pago do PIS (Programa de Integração Social) ou Abono, neste ano de 2024?

O PIS ou Abono como alguns trabalhadores chamam as cotas da caixa, deve ser pago de acordo com o tempo de serviço. o cálculo do valor do benefício deve ser correspondente ao número de meses trabalhados no ano base, multiplicado por 1/12 o valor do salário mínimo vigente.

Como consultar valor do Saldo do PIS?

O valor do PIS pode ser informado no teleatendimento da caixa número 158 ou no aplicativo Caixa Trabalhador, o valor ficará disponível para saque na data e mês do aniversário.

Quem tem direito a saque do PIS no mês de aniversário?

Os trabalhadores com pelo menos 5 (cinco) anos de registro no PIS , não é necessário que o trabalhador tenha tempo de serviço de 5 (cinco) anos, ou seja para aqueles que tenha registrado o número do PIS a pelo menos 5 (cinco) anos no ano de 2019.

Também é necessário que o trabalhador tenha exercido atividade remunerada por pelo menos 1 (mês) e com registro na CLT no ano de 2022, que é o ano base para 2024.

Como fazer o saque do PIS?

O saque do PIS deve ser feito por meio do site ou aplicativo Caixa Tem no menu Contas da Caixa. Veja, passo a passo como fazer o saque do PIS no aplicativo Caixa Tem:

  1. Para fazer o saque do PIS é possível utilizar o Caixa Tem, que funciona como poupança social da caixa para os trabalhadores. O recurso está ativo apenas para trabalhadores que realizam consultas pelo aplicativo, para trabalhadores que nunca utilizaram Caixa Tem pode ser necessário fazer a consulta e transferência por meio do Site da Caixa.
  2. No menu Contas da Caixa é possível ver os valores de cada cota e empresa onde o trabalhador contribuiu com o PIS, bem como o aplicativo oferecerá um valor de saldo para saque com o número do NIS , o login no aplicativo é feito com número do CPF.
  3. Pronto, agora que já sabe quando deve receber no mês do seu aniversário, escolha fazer a transferência para sua conta corrente ou saque em casa lotérica e agência da caixa. Boa Sorte!

Veja também artigo Tabela INSS do site Serviços do Brasil!

Deixe um comentário

Carregando conteúdo… Aguarde

0