Bilhete Único SP Trans

Bilhete Único SP Trans

A SP Trans está a mais de 70 anos cuidando do transporte de passageiros da Cidade de São Paulo, a antiga Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) foi criada no ano de  1.970, quando os primeiros veículos passaram a circular na cidade de São Paulo oferecendo transporte público aos passageiros da cidade.

O Bilhete Único da SP Trans foi criado no ano de 2004, é um cartão utilizado para liberar a catraca eletrônica, por meio do cadastramento de usuários do Bilhete Único da SP Trans é possível fazer integração entre ônibus e metrô, o pagamento da passagem é reduzido e vantajoso para os usuários da SP Trans.

A criação do Bilhete Único foi muito aguardada pelos paulistas, o modelo já era utilizado em outros países como no Japão oferecendo vantagens econômicas, rapidez e maior mobilidade na utilização do transporte público da cidade com a utilização da catraca eletrônica pelos usuários.

☰ CONTEÚDO

Quem tem direito?

Bilhete Único SP Trans

Na cidade de São Paulo existem diversos modelos de Bilhete Único o mais utilizado é o Bilhete Único do Trabalhador que pode ser cadastrado pelo usuário ou pela empresa onde trabalha, neste modelo de bilhete a empresa é responsável pelos créditos que são depositados através do sistema da CPTM ou o valor da passagem passa a ser depositado para o usuário em conta bancária, a opção de uso fica a critério do funcionário contratado.

O Bilhete Único do Estudante é o segundo mais utilizado pelos usuários da SP Trans, pagando meia passagem ou obtendo a gratuidade para fazer o Bilhete do Estudante é necessário a confirmação da escola onde o aluno estuda no sistema da SP Trans, após a confirmação da escola os estudantes podem utilizar normalmente o bilhete.

Quem tem mais de 60 anos de idade pode utilizar o Bilhete do Idoso da SP Trans que garante a gratuidade na passagem de ônibus da SP Trans em consonância com a legislação brasileira que garante gratuidade aos passageiros idosos, somente é válido com a apresentação do RG do idoso.

Cadastro

Para fazer o Bilhete Único da SP Trans basta entrar no Portal SP Trans e escolher uma das modalidades ou tipos de bilhete: Bilhete Personalizado, Bilhete do Trabalhador, Bilhete do Estudante ou Bilhete do Idoso. Caso você tenha adquirido um bilhete comum em terminais também é possível personalizar o bilhete colocando a sua foto sem pagar nada através do Portal SP Trans.

Os estudantes que optarem pelo Transporte da SP Trans poderão se cadastrar por meio do site e aguardar a aprovação da escola onde estudam para obter o bilhete, com a confirmação da matricula o estudante poderá retirar o bilhete em um dos postos de atendimento da SP Trans.

Já os trabalhadores que optarem pelo carregamento do bilhete também deverão aguardar confirmação da empresa, o novo bilhete chegará na empresa onde o trabalhador exerce atividade, a empresa também poderá carregar o bilhete para utilização do trabalhador , ainda assim o trabalhador poderá carregar o bilhete que é utilizado por ele quando fizer passeios e trajetos diferentes do de ida para o trabalho.

Veja, passo a passo como cadastrar o Bilhete Único:

  1. Entre no Portal SP Trans: www.sptrans.com.br;
  2. Clique em Loja Virtual, escolha um dos tipos de bilhete oferecido na Loja Virtual SP Trans:Bilhete Único Comum, Estudante e Vale Transporte;
  3. Clique em Cadastro ou Solicitação de Cartão;
  4. Digite o número do CPF para iniciar o cadastro. Pronto!

Consulta de Saldo

Para consultar saldo os usuários do Bilhete Único SP Trans poderão utilizar o Portal SP Trans: www.sptrans.com.br, clique no banner da página ” Consulte a Situação do Seu Bilhete Único” , digite o número do cartão ou do CPF, leia os termos de adesão e dê um tique no link Concordo Como os Termos de Adesão, clique em não sou robô, escolha as imagens corretas e em seguida clique no botão Consultar.

Como Fazer Recarga?

Para fazer o recarga de crédito os usuários poderão utilizar um dos postos de atendimentos ou máquinas de recarga de crédito localizadas nas principais estações de metrô da cidade de São Paulo, a recarga também pode ser feita pela internet utilizando cartão de crédito ou débito.

Os estudantes com gratuidade garantida pode realizar o procedimento através do aplicativo ou internet, após a solicitação da recarga o valor será isento por causa da gratuidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *