Agendamento RG SP

Agendamento RG SP

No mês de setembro de 2019 o site da Polícia do Estado de São Paulo publicou um artigo recomendando a troca do RG em caso de mau estado ou foto desatualizada, muitas pessoas sentem dúvidas se é preciso trocar a cédula de identidade e qual o prazo de troca do documento.

A Polícia Civil do estado de São Paulo informa que o documento deve ser trocado sempre que a foto estiver desatualizada, no estado é comum a emissão do RG Infantil que é gratuito, nestes casos é claro que há a necessidade da troca do RG quando a criança entra na adolescência ou mesmo pré- adolescente que tem uma significativa mudança na aparência.

Em outros casos como por exemplo cortes de cabelos e tingimento pode ser necessário a troca do RG desde que a mudança no visual altere muito a aparência do cidadão, já quando a solicitação da troca do RG é causada pelo mau estado do documento  é necessário a troca por motivo de clareamento das descrições, partes rasgadas que podem causar alteração na leitura dos números ou mesmo impossibilitar a leitura pela falta de um pedaço.

Onde posso fazer agendamento para trocar a foto do meu RG?

Para trocar o RG deve ser feito o agendamento da confecção da cédula de identidade, este serviço é realizado pela Polícia Civil do Estado de São Paulo, responsável pelo recolhimento das digitais do cidadão. No estado de São Paulo o recolhimento das digitais deve ser feito em Guichê da Polícia Civil em uma das Agências Poupatempo que oferece serviço de agendamento online por meio do site Poupatempo.

Quando o RG é Gratuito no estado de São Paulo?

No estado de São Paulo o RG é Gratuito nas seguintes situações:

  • RG Infantil;
  • Emissão de Primeira Via do RG;
  • Cidadão Idoso com mais de 65 anos de idade;
  • Desempregados a mais de 3 meses, é necessário apresentar carteira de trabalho.
  • Vítimas de catástrofe natural como incêndios e enchentes.

Posso solicitar RG com urgência pelo motivo de mau uso ou foto desatualizada?

Sim, é possível solicitar o  RG Urgente por motivo de mau uso e foto desatualizada, mas somente dois postos do Poupatempo fazem emissão urgente da Cédula de Identidade localizados no aeroporto de Guarulhos e Vira Copos, nestes casos são emitidas cédulas que podem ser utilizada por um período determinado, após este período é recomendada a emissão de uma cédula definitiva.

Devo levar uma foto 3×4 para confecção do RG ?

Muitas pessoas sentem dúvidas relacionadas a foto que estará na cédula de identidade, ela deve ser sempre atualizada, no Poupatempo existem duas maneiras de confeccionar o RG a primeira e mais tradicional é levando uma foto 3×4, a outra maneira é tirando a foto na data da confecção do RG.

A utilização do serviço de foto digital do Poupatempo de São Paulo é necessária em caso de catástrofes naturais, pessoas desempregadas e outros motivos onde não é possível o pagamento de foto 3×4, também é utilizada a foto digitalizada para confecção do RG Infantil. Nos demais casos a foto digitalizada é opcional.

Posso incluir número de outros documentos no RG?

Sim, é possível incluir o número de até cinco documentos na cédula de identidade que agora tem um tamanho e formato modificado para esta opção, anteriormente somente era permitida a inclusão do Título de Eleitor e Número do CPF.

A inclusão dos números do documento na cédula de identidade facilita o preenchimento de fichas, e apresentação em diversas situações. veja, os documentos que podem ser incluídos na cédula de identidade:

  • Número de Documentos Pessoais: CPF, Número de Inscrição Social (NIS), Número do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), Título de Eleitor, Número da Carteira de Trabalho (CNH).
  • Número de Documentos Relacionados ao Trabalho: Carteira Profissional de Trabalho, Número do PIS e PASEP.
  • Número de Certificados Militares: Certificado da Corporação, Alistamento Militar, Reservista, Registro de Alistamento e Número de Dispensa.

Como Incluir Nome Social ou de Mudança de Gênero no RG?

No estado de São Paulo é permitida a inclusão do nome social sem a necessidade de mudança no registro civil do cidadão, o serviço deve ser agendado através do site Poupatempo, e é gratuito durante o agendamento no site o cidadão deve solicitar Agendamento da Mudança do Nome Social, após clicar RG e seguir normalmente com o preenchimento das informações cadastrais.

Quanto tempo demora para ficar pronto o RG e onde devo retirar?

O RG fica pronto em até cinco dias úteis e pode ser retirado na Agência Poupatempo. No estado de São Paulo o Poupatempo também oferece a opção  de entrega em domicílio via SEDEX que deve ser solicitada no momento do atendimento para receber o RG em casa é preciso pagar uma taxa de R$4,67 (quatro reais e sessenta e sete centavos).

Posso utilizar os totens do Poupatempo para fazer Agendamento do RG?

Nos Totens do Poupatempo o cidadão encontra todos os serviços que são realizados pelo site, é possível fazer agendamento do RG através dos totens localizados nas principais estações da CPTM.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *