Agendamento RG Poupa Tempo

Agendamento RG Poupa Tempo

A partir de 2022 o número do CPF torna-se obrigatório para todas as cédulas de identidade, a determinação do Governo Federal prevê que o documento conhecido atualmente como Carteira de Identidade será inutilizado para dar lugar a um novo formato de CPF que será o único documento de identificação dos brasileiros. 

Agendamento RG Poupa Tempo

Agendamento RG Poupa Tempo

A emissão do documento RG ainda deve ser realizada por um período indeterminado, porém o Governo Federal determina a obrigatoriedade da presença do número do CPF na cédula de identidade, atualmente a cédula de identidade pode conter o número de até 7 (sete) documentos: CPF, CNH, CTPS, Certidão de Nascimento e outros. 

Todos os documentos RG também possuem formato digital desta maneira é possível baixar o RG no aplicativo RG Digital e utilizar no celular o QR -Code, além dos novos documentos que forem emitidos pela Secretaria de Segurança em Unidades do Poupa Tempo com número do CPF, os cidadãos com cédulas de identidade que ainda não possuem número do CPF deverão solicitar 2°via com número do CPF. 

Saiba mais sobre a nova cédula de identidade e número do CPF neste artigo do site Serviços do Brasil!

Agendamento do RG no Poupa Tempo

O Agendamento do RG no Poupa Tempo continua sendo realizado da mesma maneira por meio do aplicativo ou nos telefones, o que será alterado na confecção do documento será a obrigatoriedade do número do CPF, desta maneira os jovens a partir de 16 (dezesseis) anos de idade já devem fazer o CPF simultaneamente a Carteira de Identidade. Veja Números de Telefone Para Agendamento do RG no Poupa Tempo: 

Agendamento Poupa Tempo: (21) 3469-4040. 

Agendamento Poupa Tempo: (21) 3460- 4041. 

Agendamento Poupa Tempo: (21) 3460-4042. 

Como Tirar a Segunda Via do RG?

A Segunda Via do RG pode ser solicitada de maneira online, desde que não haja alteração na assinatura do cidadão não é necessário o comparecimento presencial na agência do Poupa Tempo, também desde que a cédula não tenha sido furtada, no caso de furto é necessário fazer nova coleta das digitais. 

No preenchimento do formulário online para solicitação da segunda via do RG o cidadão também poderá solicitar que seja incluído o número do CPF, agora obrigatório para a cédula de identidade. Veja, passo a passo como solicitar Segunda Via do RG: 

  1. Entre no aplicativo Poupa Tempo, em seguida solicite segunda via do RG, o aplicativo deve direcionar o cidadão para para o site Gov.com. 
  2. O acesso ao site Gov.com deve ser realizado com senha, desta maneira caso ainda não tenha uma senha é possível solicitar o cadastramento e começar a ganhar pontos de status. 
  3. Pronto, agora é só preencher as informações do formulário e solicitar 2°via do RG. 

A solicitação da Segunda Via do RG também pode ser feita direto no aplicativo Gov.com ou presencialmente em uma das agências do PROCON, lembrando que para os documentos com QR-Code a cédula está sempre disponível no formato digital basta baixar o aplicativo RG. 

Como Tirar RG Digital?

O RG Digital está disponível a todos os cidadão que já confeccionaram suas cédulas de identidades com QR-Code, desta maneira não é necessário fazer um solicitação do formato digital basta entrar no aplicativo RG-Digital digitando nome ou número do CPF. O RG Digital também não rasura e não fica velho, por isso sua durabilidade é maior do que a das cédulas antigas, a foto do RG deve sempre estar próxima da realidade do seu portador. 

As crianças e adolescentes, bem como estrangeiros que ainda não possuem uma cédula de identidade devem comparecer presencialmente no Poupa Tempo para coleta das digitais, e também assinatura da cédula, após a confecção da cédula no aplicativo é disponibilizado o formato digital. 

Será necessário solicitar segunda via do RG no aplicativo RG Digital para todos os documentos que não possuem CPF na cédula, agora a Cédula de Identidade deve conter o número do CPF em determinação ao Governo Federal que deve inutilizar o documento, dando lugar a um novo formato de CPF. 

Como Fazer RG Infantil?

A confecção do RG Infantil já foi uma febre entre os usuários do Poupa Tempo, atualmente o RG Infantil ainda é muito popula, o RG Infantil é feito presencialmente em uma das agências do Poupa Tempo, onde é tirada a foto e feita a coleta das digitais da criança, não é necessário assinatura já que neste formato de RG crianças a partir dos 3 (três) anos de idade podem fazer. 

O RG Infantil também não tem a obrigatoriedade do Número do CPF, a informação até o momento é que os RG de jovens a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade devem ser confeccionados simultaneamente com o número do CPF, o documento pode ser utilizado para identificação na escola, creche e também pode conter o número da Certidão de Nascimento da criança.

A orientação é que o RG Infantil seja trocado para utilização na idade adulta já que a foto deve sofre alterações cronológicas, assim o RG Infantil é inutilizado a partir dos 16 (dezesseis) anos de idade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *