redacao 6 de fevereiro de 2020

No estado do Pará a Cédula de Identidade RG é emitida pela Secretaria de Segurança Pública, por meio de agendamento no site da Polícia Civil do estado do Pará onde pode ser realizado agendamento para confecção e recolhimento das digitais, no endereço eletrônico você tem acesso aos endereços de delegacias para escolher o mais próximo de você na hora de fazer o RG.

Agendamento RG Pará

A primeira e segunda via da cédula de identidade não é cobrada para solicitar a primeira via basta fazer o agendamento no site, já a terceira via do RG deve ser paga por meio de emissão do boleto bancário durante agendamento, até a data de vencimento do boleto.

A partir do ano de 2019 poderão ser inseridos cinco números de documentos nas cédulas de identidade, anteriormente era permitido colocar o número do CPF e Título de Eleitor, esta medida facilita o preenchimento de fichas para diversos fins, uma vez que o número de todos os documentos ficam inseridos na cédula de identidade.

Quais são os números de documentos que podem constar no RG? 

Os Números de documentos que podem constar no RG podem ser de diversas natureza como Título de Eleitor, Números do PIS e Número de Certificado Militar. Para inserir o Número do documento no RG é necessário comparecer no Posto de Atendimento e apresentar os documentos que terão o número colocado na Cédula de Identidade. Veja, quais são os documentos que podem aparecer na cédula de identidade:

  • Número de Documentos Pessoais: CPF, Número da Inscrição Social (NIS), Cartão Nacional de Saúde, Título de Eleitor, Número da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Número de Documentos Relacionados ao Trabalho: Número da Carteira de Trabalho, Número do PIS e PASEP.
  • Certificados Militares: Alistamento Militar, Reservista, Dispensa, Certificado da Corporação e Registro de Alistamento.

Quais informações podem ser inseridas no RG?

Além do número dos documentos também pode constar na carteira de identidade o Tipo Sanguíneo, Informações Específicas como atestado médico para autistas, informações importantes de saúde como doenças crônicas e alergias e a opção doador de órgãos.

Quais os documentos devem ser apresentados na data da confecção do RG?

Os cidadão que desejam inserir os documentos na cédula de identidade deverão apresentar todos os originais na data da confecção do RG, os estrangeiros naturalizados brasileiros devem apresentar comprovante de naturalização. Veja, os documentos obrigatórios para apresentação na data da confecção do RG.

  • 2 Fotos 3X4 (atual);
  • Certidão de Nascimento (Solteiro);
  • Certidão de Casamento (Casado);
  • Certidão de Casamento e Averbação (Divorciados);
  • Comprovante de Naturalização Brasileira (Estrangeiros);
  • Boleto de Pago da Taxa 2° Via do RG;
  • Comprovante de Residência.

Quem pode retirar o RG ? 

Após comparecimento presencial em um dos postos de atendimento e recolhimento das digitais o RG poderá ser retirado no local escolhido durante o agendamento online, com o protocolo original qualquer pessoa poderá retirar o RG .

Como faço para tirar Carteira de Identidade com nome social e mudança de gênero?

A carteira de identidade com nome social deve ser solicitada em caso de mudança de gênero, travestis e homossexuais,  a emissão da carteira de mudança do nome social é gratuita.

O agendamento deve ser realizado no site informando motivo mudança de gênero na data marcada para comparecimento presencial e confecção do novo RG o cidadão deve levar os seguintes documentos:

  • Foto 3×4(atual);
  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de Residência.

Quanto tempo demora para o RG ficar pronto?

Na capital o prazo para a retirada do RG é de 15 dias úteis após recolhimento das digitais, já no interior o prazo é de 30 dias úteis. A urgência deve ser solicitada durante o agendamento online.

Quais documentos são Gratuitos no estado do Pará?

No estado do Pará a primeira e segunda via da Carteira de Identidade é Gratuita, deve ser paga apenas a terceira via por meio de boleto de pagamento impresso durante o agendamento.

Quais os casos são considerados urgência para requerimento de Carteira de Identidade?

São considerados urgentes certames públicos ou particulares (apresentação do número de inscrição), vagas de emprego (apresentar carta da instituição empregadora), viagens (apresentar passagem aéreas), cirurgias (apresentar documentos que comprove solicitação), abertura de conta bancária ( apresentar documentos do banco), Requerimento de Passaporte (apresentar agendamento), Boletim de Ocorrência (B.O).

Os documentos que solicitarem urgência ficam prontos em um prazo máximo de 15 dias.

Passo a Passo – Agendamento Polícia Civil Estado do Pará

  1. Entre no endereço eletrônico da Polícia Civil do Estado do Pará, Página Agendamento: www.agendamento.policiacivil.pa.gov.br.
  2. Clique no botão verde Fazer um Agendamento Digite o Nome Completo, CPF, Data de Nascimento, E-Mail, Telefone, Nome da Mãe Completo, Nome do Pai Completo, e o Código de Segurança Solicitados. Clique no botão azul Confirmar Dados.
  3. Na página seguinte escolha o local onde deve comparecer para confecção e recolhimento das digitais. É importante que você informe corretamente todos os dados solicitados durante o agendamento na data do comparecimento presencial apenas será realizada uma confirmação dos dados da ficha de inscrição.
  4. Agora que já preencheu todas as informações para confecção do RG, compareça na data certa no local selecionada para fazer sua nova cédula de identidade!

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*